IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Lufthansa anuncia prejuízo de 6,7 bilhões de euros em 2020 por covid-19

O maior grupo aéreo europeu informou que espera novas perdas em 2021 - Divulgação
O maior grupo aéreo europeu informou que espera novas perdas em 2021 Imagem: Divulgação

Em Frankfurt

04/03/2021 06h05

A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou hoje um prejuízo recorde de 6,7 bilhões de euros (US$ 8,08 bilhões) em 2020 pelas restrições no setor aéreo, adotadas para frear a pandemia de coronavírus.

O maior grupo aéreo europeu informou que espera novas perdas em 2021, mas menores que as do exercício fiscal anterior, pois calcula alcançar entre 40% e 50% da oferta prévia à pandemia.

Porém, ao destacar o longo caminho para a recuperação, a empresa, que em 2020 operou com 31% de sua capacidade, prevê retornar a 90% da oferta de 2019 em "meados da década".

Depois do fechamento de fronteiras para conter a primeira onda de contágios, a empresa enfrentou um futuro incerto.

Em junho, o governo alemão ajudou a empresa com a concessão de 9 bilhões de euros (US$ 10,85 bilhões) de liquidez em troca de uma participação de 25%.

"O ano passado foi o mais difícil da história de nossa empresa: para nossos clientes, funcionários e acionistas", disse o diretor executivo da Lufthansa, Carsten Spohr.

A companhia espera a recuperação da demanda no verão (hemisfério norte) com o avanço da vacinação e o aumento das capacidades de diagnóstico com testes.

"Os certificados digitais de vacinação e testes, reconhecidos internacionalmente, devem substituir as proibições de viagens e a quarentena", destacou Spohr.

UOL Economia+ fará evento para quem quer investir

Entre 23 e 25 de março, o UOL Economia+ e a casa de análises Levante Ideias de Investimento realizarão evento online gratuito. O economista Felipe Bevilacqua, analista certificado e gestor especialista da Levante, comandará três grandes aulas para explicar ao leitor do UOL como assumir as rédeas do próprio dinheiro.

O evento é gratuito para todos os leitores UOL. Garanta o seu lugar no evento aqui.

Ao clicar em “Enviar”, você concorda com a Política de Privacidade do Grupo UOL e aceita receber e-mails de produtos e serviços do Grupo UOL e demais empresas integrantes de seu grupo econômico. O Grupo UOL utiliza as informações fornecidas para entrar em contato ofertando produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.