IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

PIB e exportações do Reino Unido para UE aumentam em fevereiro

PIB britânico segue 7,8% abaixo de seu nível de fevereiro de 2020, antes da disseminação da pandemia de covid-19 no país - Getty Images
PIB britânico segue 7,8% abaixo de seu nível de fevereiro de 2020, antes da disseminação da pandemia de covid-19 no país Imagem: Getty Images

Em Londres

13/04/2021 06h50

O Reino Unido registrou uma leve melhora de 0,4% em seu PIB (Produto Interno Bruto) em fevereiro, apesar do confinamento, enquanto as exportações para a UE (União Europeia) aumentaram 46,6%, mas sem apagar a forte queda de janeiro pós-Brexit.

O PIB britânico segue 7,8% abaixo de seu nível de fevereiro de 2020, antes da disseminação da pandemia de covid-19 no país, destaca o Escritório Nacional de Estatísticas (ONS), em um comunicado.

Segundo o ONS, o PIB de janeiro caiu 2,2%, menos do que a estimativa anterior (-2,9%). E, em fevereiro, a economia britânica resistiu, apesar do rígido confinamento implementado no país desde janeiro.

Esses números são divulgados um dia depois da implementação de uma nova etapa de desconfinamento na Inglaterra, com a reabertura de lojas não essenciais e das áreas externas de bares e restaurantes.

Essa retomada progressiva da atividade nos permite esperar uma recuperação mais clara da economia no segundo trimestre.

Ao mesmo tempo, o Reino Unido recupera parte do terreno perdido em relação às exportações de bens para a UE, que aumentaram em fevereiro, na comparação com o mês anterior em 3,7 bilhões de libras. Continua longe de compensar, no entanto, a queda de 5,7 bilhões de libras ocorrida em janeiro, após o impacto da saída do Reino Unido do mercado único.

Esta recuperação em fevereiro se explica pelo aumento das exportações de automóveis e de produtos farmacêuticos.