Tribunal Constitucional da Alemanha anula controle de preços dos aluguéis em Berlim
O Tribunal Constitucional da Alemanha anunciou hoje a anulação de uma polêmica lei para controlar os preços dos aluguéis em Berlim, que pretendia conter a disparada do custo de vida na capital do país.
A lei, que entrou em vigor no ano passado, "não é compatível" com a Constituição e, em consequência, é anulada", anunciou o tribunal com sede em Karlsruhe.
A legislação de aluguéis é competência do Estado federal, o que significa que o governo de Berlim ultrapassou sua competência ao promulgar a lei, afirmou o tribunal, ao examinar o recurso apresentado pelos partidos de oposição conservadores e liberais da cidade.
O texto, que entrou em vigor em fevereiro de 2020, foi aprovado por 85 votos de um total de 150 no Parlamento de Berlim, onde os partidos de esquerda e os Verdes são maioria.
O controle de preços fixava um congelamento dos aluguéis por dois anos e depois uma limitação do aumento.
O dispositivo emblemático afetava todas as casas antigas do setor privado, ou seja, cerca de 1,5 milhão, segundo a prefeitura.
O texto, com duração limitada a 2025, também previa que os aluguéis particularmente altos poderiam ser reduzidos.
O objetivo era combater o forte aumento dos aluguéis nos últimos anos em Berlim, que, embora seja uma das maiores capitais da Europa, sofre com o déficit habitacional.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.