PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Uruguai começará a negociar acordos comerciais fora do Mercosul (chancelaria)

07/07/2021 17h29

Montevidéu, 7 Jul 2021 (AFP) - O Uruguai comunicou nesta quarta-feira a seus parceiros no Mercosul que começará a negociar acordos comerciais com outros países, o que, até o momento, requeria um consenso entre os membros, anunciou a chancelaria, após a reunião ordinária do Conselho do Mercado Comum do bloco.

"Ao mesmo tempo que reivindicou seu pertencimento ao Mercosul, o Uruguai comunicou que começará a conversar com outros países para negociar acordos comerciais fora da região", informou o Ministério das Relações Exteriores, em comunicado.

O governo uruguaio "entende que a decisão 32/00 (ndr: do ano 2000) não está em vigor", assinala o documento, referindo-se ao compromisso dos Estados de negociar acordos comerciais com outros países ou blocos apenas em conjunto ou após autorização dos demais membros do Mercosul.

A chancelaria também mencionou que na reunião virtual entre os membros - Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia (Estado associado) - "não foi aprovada a redução da tarifa externa comum, apesar de o Uruguai ter apoiado algumas das propostas apresentadas, as quais sempre foram entendidas como parte de um mesmo pacote com a flexibilização" das negociações com terceiros.

Tanto a redução da tarifa externa comum quanto uma flexibilização que permita o fechamento de acordos comerciais sem um consenso entre os integrantes são assuntos que dividem o bloco.

gv/mr/lb