PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Regulador chinês bloqueia fusão conduzida pela Tencent de dois grupos de videogames

10/07/2021 10h00

Pequim, 10 Jul 2021 (AFP) - O órgão regulador do mercado chinês anunciou, neste sábado (10), que havia bloqueado a fusão das duas maiores empresas de streaming de jogos promovida pela gigante chinesa da internet Tencent.

A China está empreendendo uma repressão impressionante ao que considera práticas anticompetitivas das gigantes da tecnologia da informação, após anos de crescimento desenfreado e regras consideradas muito flexíveis, a fim de conter sua influência crescente e proteger os dados dos consumidores.

Analistas estimam que a fusão das empresas de videogame online Huya e Douyu teria aumentado sua participação de mercado entre 80 e 90%.

"Se Huya e Douyu unirem forças, isso fortalecerá a posição dominante da Tencent no mercado de streaming de jogos", disse o órgão regulador do mercado chinês (SAMR) em um comunicado.

"Tem por objetivo eliminar ou restringir a concorrência (...) e não favorece o desenvolvimento saudável e duradouro do mercado de streaming de jogos", acrescenta o texto.

A Tencent detém a maioria dos títulos da Huya e 38% da Douyu. A fusão teria dado a ela o controle da nova entidade.

Huya e Douyu são muito populares nos Estados Unidos, com capitalizações de mercado de $ 3,5 bilhões e $ 1,7 bilhão, respectivamente.

lxc-uh/ob/bl/me/mr