PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Gás russo não deve ser usado como arma contra Ucrânia, afirma Merkel

22/08/2021 10h19

Kiev, 22 Ago 2021 (AFP) - O gás russo não deve ser usado como arma geopolítica contra a Ucrânia, declarou neste domingo (22) em Kiev a chanceler alemã Angela Merkel, quando alemães e russos terminam um gasoduto que evita a Ucrânia e prejudica este país de trânsito.

"Estamos de acordo com os americanos que o gás não deve ser usado como arma geopolítica e no final o veremos em função da renovação [pela Rússia] do contrato de trânsito via Ucrânia", disse a chanceler alemã.

Merkel, que realiza uma visita de despedida em Kiev antes de deixar o poder no outono boreal, fez essas declarações em uma coletiva de imprensa com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, dois dias depois de visitar o líder russo Vladimir Putin.

O presidente ucraniano estimou pouco antes que o gasoduto Nord Stream 2 foi "uma perigosa arma geopolítica do Kremlin". "Ninguém pode negar que os principais riscos (...) recairão sobre a Ucrânia", acrescentou.

O gasoduto submarino, que atravessa o mar Báltico para unir Rússia e Alemanha e está prestes a ser finalizado, priva a Ucrânia de pelo menos 1,5 bilhão de dólares anuais que o país recebe atualmente pelo trânsito de gás russo por seu território.

bur/alf/mp/at/zm-tjc/zm/aa

PUBLICIDADE