PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Petróleo se mantém em alta após incêndio de plataforma mexicana

24/08/2021 19h20

Nova York, 24 Ago 2021 (AFP) - Os preços do petróleo voltaram a subir nesta terça-feira (24), impulsionados em parte por um incêndio em uma plataforma mexicana que paralisou vários poços da estatal Pemex.

Em Londres, o barril de Brent do Mar do Norte para entrega em outubro fechou em alta de 3,34% a 71,05 dólares.

Em Nova York, o barril de WTI para entrega no mesmo período fechou em alta de 2,89% a 67,54 dólares.

O Brent fechou, assim, acima dos 70 dólares pela primeira vez desde 12 de agosto, impulsionado por compras especulativas que apagaram o fiasco da semana passada, motivado por preocupações sobre a reativação econômica diante do aumento de casos de coronavírus devido à variante delta.

Os preços subiram ainda influenciados pelo incêndio, no domingo, de uma plataforma da Pemex no sul do Golfo do México, segundo James Williams, da WTRG Economics.

No acidente, cinco pessoas morreram e duas estão desaparecidas. A plataforma fornecia energia para vários poços de um campo petroleiro.

Apesar de o incêndio ter sido controlado após o ocorrido, a Pemex suspendeu a extração de petróleo em 125 poços da região e por isso reduziu repentinamente sua produção em 400.000 barris por dia, segundo nota da agência Fitch Ratings.

Trata-se, praticamente, da alta cotidiana fixada pela Opep e seus aliados na Opep+, que mensalmente aumentam sua produção global em 400.000 barris, reforçou Williams.

A Pemex não informou quando as atividades dos poços suspensos serão retomadas.

tu/vmt/nth/mr/dg/mvv

PUBLICIDADE