Votação crucial sobre planos econômicos de Biden adiada por divergência entre democratas
Washington, 24 Ago 2021 (AFP) - Os dois gigantescos planos de infraestrutura e investimento social promovidos pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, estão paralisados no Congresso nesta terça-feira, à espera de um acordo entre os democratas sobre qual iniciativa deve ter prioridade.
O adiamento é um revés para o presidente, que deseja que os planos de quase 5 trilhões de dólares integrem o seu legado e transformem a economia do país.
Os legisladores na Câmara de Representantes, controlada pelos democratas, voltaram a Washington na segunda-feira especialmente para participar em várias votações de procedimento sobre os dois planos, etapas cruciais para permitir que as iniciativas sejam aprovadas.
A falta de acordo sobre qual projeto deve ser abordado primeiro provocou o adiamento da votação de segunda-feira para terça-feira.
O Senado aprovou em 10 de agosto o plano Biden de investimento em infraestruturas de 1,2 trilhão de dólares, dos quais 550 bilhões representam novos gastos e o restante realocações, com o apoio de vários republicanos.
Vários democratas da Câmara exigem a aprovação sem demora da iniciativa, muito popular entre os americanos.
Mas a presidente da Câmara, a democrata Nancy Pelosi, prometeu à ala mais à esquerda do partido que primeiro colocaria em votação o plano social, que alcança quase 3,5 trilhões de dólares para educação, saúde, mercado de trabalho e luta contra a mudança climática.
Pelosi considera que é a única forma de que as duas iniciativas sejam aprovadas pela Câmara, onde a maioria governista é mínima e muitos - incluindo legisladores democratas de centro - consideram o plano social muito caro.
elc/pz/mr/ll/fp
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.