PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Votação crucial sobre planos econômicos de Biden adiada por divergência entre democratas

24/08/2021 11h50

Washington, 24 Ago 2021 (AFP) - Os dois gigantescos planos de infraestrutura e investimento social promovidos pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, estão paralisados no Congresso nesta terça-feira, à espera de um acordo entre os democratas sobre qual iniciativa deve ter prioridade.

O adiamento é um revés para o presidente, que deseja que os planos de quase 5 trilhões de dólares integrem o seu legado e transformem a economia do país.

Os legisladores na Câmara de Representantes, controlada pelos democratas, voltaram a Washington na segunda-feira especialmente para participar em várias votações de procedimento sobre os dois planos, etapas cruciais para permitir que as iniciativas sejam aprovadas.

A falta de acordo sobre qual projeto deve ser abordado primeiro provocou o adiamento da votação de segunda-feira para terça-feira.

O Senado aprovou em 10 de agosto o plano Biden de investimento em infraestruturas de 1,2 trilhão de dólares, dos quais 550 bilhões representam novos gastos e o restante realocações, com o apoio de vários republicanos.

Vários democratas da Câmara exigem a aprovação sem demora da iniciativa, muito popular entre os americanos.

Mas a presidente da Câmara, a democrata Nancy Pelosi, prometeu à ala mais à esquerda do partido que primeiro colocaria em votação o plano social, que alcança quase 3,5 trilhões de dólares para educação, saúde, mercado de trabalho e luta contra a mudança climática.

Pelosi considera que é a única forma de que as duas iniciativas sejam aprovadas pela Câmara, onde a maioria governista é mínima e muitos - incluindo legisladores democratas de centro - consideram o plano social muito caro.

elc/pz/mr/ll/fp

PUBLICIDADE