PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Ministro francês da Economia pede Europa mais forte e independente

04/09/2021 13h38

Cernobbio, Itália, 4 Set 2021 (AFP) - O ministro francês da Economia, Bruno Le Maire, defendeu neste sábado (4) em Cernobbio, na Itália, "uma Europa mais forte" que construa sua "independência política" e sua "soberania tecnológica", em vez de se limitar a um papel de "mercado comum".

"Queremos lutar por uma Europa que ocupe seu lugar de grande potência no mundo, juntamente com Estados Unidos e China" e que "defenda uma série de valores", disse o ministro à AFP, no âmbito do Fórum The European House-Ambrosetti, organizado às margens do lago de Como.

Segundo ele, esses valores incluem a "solidariedade entre as nações" e um "modelo de desenvolvimento econômico que respeite o meio ambiente".

A França assume em janeiro de 2022 a presidência rotativa do Conselho de Ministros Europeus.

"Não há soberania política sem soberania tecnológica. Não se pode ser politicamente soberano, quando se depende do estrangeiro para semicondutores, baterias elétricas, ou espaço", insistiu o ministro.

"Esta independência europeia deve ser construída, realocando as produções industriais e construindo novas cadeias de valor em setores como hidrogênio, Inteligência Artificial, baterias elétricas, biotecnologia e saúde", alegou.

Para financiar esses investimentos, "será necessária a união do mercado de capitais com a união bancária", disse.

"Esperamos avançar nessas questões, nas quais os riscos financeiros são muito altos", disse o ministro.

A França também busca "chegar a um consenso europeu, sob a presidência francesa, a respeito da tributação mínima" sobre as multinacionais, acrescentou.

bh/els/mab/pc/tt

APPLE INC.

GOOGLE

PUBLICIDADE