PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Política e clima roubam protagonismo dos carros no Salão do Automóvel da Alemanha

04/09/2021 16h09

Frankfurt, 4 Set 2021 (AFP) - A feira IAA, um grande evento da indústria automobilística alemã, começa na terça-feira em Munique em plena campanha eleitoral e com preocupações ambientais, o que pode colocar em segundo plano a notícia de um setor abalado pela pandemia.

Este evento bianual, um dos principais encontros internacionais do setor, tenta ressurgir depois de uma decepcionante edição de 2019 em Frankfurt, a histórica cidade-sede, que colocou em dúvida sua própria existência.

Essa edição foi desprezada por muitos fabricantes, perturbada por ambientalistas e atraiu apenas cerca de 560 mil visitantes, 30% a menos que a edição anterior.

A dúvida é se haverá público em 2021. O desafio é importante porque, em meio à crise da saúde, muitos fabricantes estarão ausentes desta vez, como os grupos japoneses ou a gigante Stellantis (Peugeot-Fiat-Chrysler). O líder dos carros elétricos, Tesla, também estará ausente.

Além disso, a IAA também tem mais de 70 marcas de bicicletas este ano para atrair novos públicos. O evento não será mais apenas sobre carros, sendo descrito como um "salão de mobilidade", e se concentrará na proteção do clima.

Devido às restrições sanitárias, a capacidade máxima é de 50 mil pessoas no local das feiras e 30 mil em eventos na cidade.

No entanto, este novo conceito não reprimiu as manifestações e o grupo de ativistas que conseguiu bloquear temporariamente a entrada principal da feira há dois anos anunciou uma nova onda de "desobediência civil" na próxima sexta-feira.

Um dia depois, no sábado, está prevista também uma manifestação convocada por várias ONGs que pode reunir milhares de pessoas em Munique.

A política também estará presente com a chanceler Angela Merkel, que fará um de seus últimos discursos na terça-feira, antes das eleições parlamentares de 26 de setembro, após as quais planeja se aposentar da política.

tsz-ys/smk/pc/me/gf/ic

VOLKSWAGEN

TESLA MOTORS

Renault

Stellantis

BAYERISCHE MOTOREN WERKE AG

PUBLICIDADE