PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Wall Street fecha em baixa, preocupada com variante delta

08/09/2021 19h20

Nova York, 8 Set 2021 (AFP) - A bolsa de Nova York fechou em baixa nesta quarta-feira (8), em um mercado preocupado com o impacto da variante delta do coronavírus e atento à evolução da política monetária nos Estados Unidos.

O índice Dow Jones caiu 0,20% a 35.031,07 pontos, seu nível mais baixo em duas semanas, enquanto o Nasdaq, depois de uma série de recordes, fechou em queda de 0,57% a 15.286,64 unidades. O S&P 500, por sua vez, registrou sua terceira baixa consecutiva, com queda de 0,13% a 4.514,09 pontos.

O mercado, que abriu sem tendências definidas, aprofundou suas perdas "quando as inquietações persistentes sobre a pandemia e o nervosismo diante das perspectivas de uma redução das compras (de ativos) por parte do Fed (Federal Reserve, banco central americano) pressionaram o ânimo dos investidores", resumiram os analistas da Wells Fargo.

Um alto funcionário do Fed, John Williams, presidente da filial de Nova York, destacou que se a economia continuar melhorando, "poderia ser apropriado começar a reduzir as compras de ativos (que o organismo realiza para injetar dinheiro na economia e manter as taxas baixas) este ano", embora ao mesmo tempo tenha sustentado que desejaria ver "mais melhoras" no mercado de trabalho.

O Fed publicou nesta quarta seu relatório de conjuntura, conhecido como Livro Bege, onde destaca que o crescimento econômico nos Estados Unidos "desacelerou-se levemente" por causa da variante delta do coronavírus e se mantem em um ritmo "moderado".

Segundo este informe, publicado duas semanas antes de cada reunião de política monetária do banco central - a próxima ocorrerá em 21 e 22 de setembro -, os setores mais afetados são os de restaurantes, turismo e viagens, "um reflexo das preocupações com a propagação da variante delta".

As restrições internacionais aos deslocamentos também frearam a atividade destes setores, acrescenta o Fed, cujo relatório abrange o período que vai de meados de julho ao fim de agosto.

Entre os valores do dia, a fabricante de tintas Sherwin-Williams perdeu 2,03% a 296,69 dólares, ao destacar que assim como outras empresas tem dificuldades em obter matéria-prima.

vmt /juj/mr/ag/mvv

PayPal

CITRIX SYSTEMS

WELLS FARGO & COMPANY

SHERWIN-WILLIAMS

Coinbase

PUBLICIDADE