PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Petróleo fecha em alta devido a previsões otimistas da Opep para 2022

13/09/2021 18h59

Nova York, 13 Set 2021 (AFP) - Os preços do petróleo fecharam em alta nesta segunda-feira (13), impulsionados por previsões otimistas da demanda de parte da Organização de Países Exportadores de (Opep) para 2022.

O barril de Brent do Mar do Norte para entrega em novembro fechou em alta de 0,80% a 73,51 dólares.

Em Nova York, o barril de WTI para entrega em outubro também fechou em alta: de 1,04% a 70,45 dólares.

A Opep afirmou nesta segunda que a demanda mundial de petróleo cru deveria superar seu nível anterior à pandemia no ano que vem, impulsionada pela vacinação e pela recuperação econômica.

"À medida que aumentarem as taxas de vacinação, espera-se que a pandemia de covid-19 seja melhor gerida e que a atividade econômica e o transporte voltem firmemente aos níveis de antes da covid", afirma o cartel em seu informe mensal.

Consequentemente, espera-se que o crescimento da demanda no ano que vem será de 4,2 milhões de barris diários (mbd), 0,9 mbd a mais do que o estimado há um mês, alcançando uma demanda mundial de 100,83 mbd.

Esta cifra superaria os níveis anteriores à pandemia, segundo a Opep.

"Parecem mais otimistas sobre a demanda nos próximos seis meses", comentou Michael Lynch, da Strategic Energy & Economic Research (SEER).

À passagem do furacão Ida e seu impacto nas instalações petroleiras há duas semanas, soma-se a chegada da tempestade tropical Nicholas, que atingirá o litoral do Texas ao final do dia e que pode alcançar força de furacão.

"Não causará danos importantes", antecipou Lynch, "mas atrasará o restabelecimento" das operações após a passagem do Ida.

tu/jum/mr/mvv

PUBLICIDADE