PUBLICIDADE
IPCA
1,25 Out.2021
Topo

Cabul mergulha no escuro após explosão em linha de alta tensão

21/10/2021 13h59

Cabul, 21 Out 2021 (AFP) - Cabul mergulhou na escuridão nesta quinta-feira (21) à noite, depois que uma explosão de origem desconhecida destruiu uma linha de alta tensão que abastece a capital afegã, informou a companhia nacional de eletricidade.

"Uma explosão destruiu um poste de eletricidade na área de Qala Murad Beg, na região de Cabul, e cortou uma linha de força de 220 kV, com isso o fornecimento foi interrompido em Cabul e em algumas áreas", informou a companhia em um comunicado.

Em sua mensagem, a empresa garantiu ter enviado engenheiros à região, logo ao norte da capital, "e quando a situação permitir, começarão a reparar a linha".

O corte ocorreu por volta das 18h00 (10h30 no horário de Brasília), mergulhando a cidade na escuridão, exceto nos poucos prédios equipados com geradores.

A origem da explosão ainda não foi determinada. Mas se tiver sido obra do grupo Estado Islâmico (EI), engajado em uma campanha para desestabilizar o regime, seria mais um sinal de que o Talibã é de fato vítima de suas velhas táticas.

O Talibã, ao liderar a insurgência contra o governo afegão e as forças aliadas, utilizava com frequência esse método.

Para seu fornecimento de eletricidade, o Afeganistão, um país devastado pela guerra, depende três quartos dos países vizinhos, principalmente Uzbequistão e Tadjiquistão, o que torna as linhas de transmissão que cruzam o país o principal alvo dos insurgentes.

emh-je/dc/mlm

PUBLICIDADE