PUBLICIDADE
IPCA
1,25 Out.2021
Topo

EUA: PIB desacelera no 3º trimestre após moderação do consumo

28/10/2021 10h57

Washington, 28 Out 2021 (AFP) - O crescimento do PIB dos Estados Unidos registrou forte desaceleração no terceiro trimestre em comparação com o mesmo período de 2020, com um aumento de apenas 2%, devido a uma moderação do consumo, informou o governo nesta quinta-feira (28).

O Produto Interno Bruto (PIB) foi afetado pela propagação da variante delta do coronavírus e o retorno de restrições, assim como por problemas de abastecimento global, o que provocou uma forte desaceleração da taxa em ritmo anual, que foi de 6,7% no trimestre anterior.

Na comparação com o segundo trimestre, o PIB subiu 0,5%, segundo o governo.

O impacto mais notável foi provocado pelo colapso de mais de 26% nas compras de produtos manufaturados de alto preço no período de julho-setembro, segundo o Departamento de Comércio.

A queda foi compensada parcialmente por um aumento de 7,9% nos gastos com serviços, que, no entanto, foi mais lento do que a alta registrada no trimestre anterior, de acordo com os dados.

O relatório oficial afirma que "o ressurgimento dos casos de covid-19 resultou em novas restrições e atrasos na reabertura de estabelecimentos em algumas partes do país".

Além disso, "diminuiu a assistência do governo na forma de empréstimos a empresas, subsídios aos governos estaduais e locais e benefícios sociais para as famílias".

Mas a boa notícia é que a inflação, medida pelo índice de preços de gasto do consumo pessoal (PCE), retrocedeu no período julho-setembro ao registra aumento de 5,3% na comparação com o mesmo período de 2020, contra 6,5% do segundo trimestre.

Com a exclusão dos preços voláteis de alimentos e energia, que dispararam em meio a uma crescente demanda e gargalos da oferta, o PCE caiu para 4,5%.

hs/yow/yo/fp

PUBLICIDADE