IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Primeiro surto de gripe aviária de 2021 é detectado no norte da França

Desde o final do verão, a França já havia declarado quatro casos de gripe aviária na fauna selvagem - Peter Garrard Beck/Getty Images
Desde o final do verão, a França já havia declarado quatro casos de gripe aviária na fauna selvagem Imagem: Peter Garrard Beck/Getty Images

27/11/2021 12h25

A França detectou um surto de gripe aviária em uma granja no norte do país, o primeiro foco a ser detectado desde a epidemia que ocorreu no inverno passado, anunciou o ministério da Agricultura neste sábado (27).

Como consequência, a França perde sua classificação de "livre" da gripe aviária, declarou o ministério à AFP. Isso pode afetar a exportação de suas aves de criação.

"Enquanto os vírus da gripe aviária circulam ativamente na Europa por meio das aves migratórias, a França detectou em 26 de novembro um foco da cepa altamente patogênica em uma granja de galinhas poedeiras no município de Warhem", disse o ministério em um comunicado.

A suspeita de infecção ocorreu devido a uma constatação de mortalidade anormal entre as aves.

Desde o final do verão, a França já havia declarado quatro casos de gripe aviária na fauna selvagem e três casos em andamento no território metropolitano.