EUA e Japão chegam a acordo para exportação de carne bovina
Washington, 24 Mar 2022 (AFP) - O governo Joe Biden anunciou um acordo com Tóquio, nesta quinta-feira (24), para aumentar a quantidade de carne bovina que os Estados Unidos exportam para o Japão, sem um aumento automático das tarifas alfandegárias.
O novo mecanismo "permitirá aos exportadores americanos atender a crescente demanda de carne bovina de alta qualidade do Japão e reduzir a probabilidade de que o Japão imponha tarifas mais altas no futuro", segundo um comunicado oficial.
O acordo significa que agora será possível que o Japão importe mais carne bovina dos EUA, acima de um limite previamente acordado e antes que as tarifas impostas sobre o produto subam de 25,8% para 38,5%, disse à imprensa um funcionário do Escritório do Representante Comercial (USTR, na sigla em inglês).
O limite foi atingido em março de 2021, levando o Japão a aumentar a tarifa de importação até o fim de seu ano fiscal, em 30 de abril. Isso acelerou as discussões entre as empresas, disse o funcionário do USTR.
O acordo entrará em vigor, quando o texto completo estiver concluído.
Os Estados Unidos são o primeiro exportador de carne bovina do mundo, com mais de US$ 10 bilhões em vendas em 2021, incluindo US$ 2,4 bilhões para o Japão, segundo números do USTR.
Tóquio e Washington assinaram em outubro de 2019 um acordo comercial ainda em vigor.
jul/caw/dw/ad/yow/tt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso