PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

Biden promete aliviar preço dos combustíveis nos EUA

31/03/2022 16h25

Washington, 31 Mar 2022 (AFP) - O presidente Joe Biden declarou nesta quinta-feira (31) que a inédita liberação de reservas americanas de petróleo bruto "aliviará" o bolso dos cidadãos diante do aumento do preço dos combustíveis nos Estados Unidos, uma consequência da invasão russa da Ucrânia.

A medida, anunciada nesta quinta-feira, irá suprir um mercado energético global sedento com um milhão de barris diários de petróleo bruto do governo americano durante seis meses, com o objetivo de reduzir a inflação nos Estados Unidos.

Biden afirmou que seu plano de "duas partes" não é só para "aliviar a dor que as famílias estão sentindo agora, mas também para acabar com esta era de dependência e incerteza e colocar as bases de uma verdadeira e duradoura independência energética dos Estados Unidos".

O presidente também alertou as empresas de petróleo para não serem complacentes com "lucros recordes" em função do aumento dos preços, observando que "nenhuma empresa americana deve aproveitar a pandemia ou as ações de Vladimir Putin para enriquecer às custas das famílias americanas".

Em vez disso, as petrolíferas deveriam "investir esses lucros em produção e inovação".

sms/bgs/st/rsr/gm/am