Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Rússia bombardeia depósito de combustíveis no leste da Ucrânia

Bombeiros ucranianos "lutaram por mais de oito horas" para apagar incêndio em Novomoskovsk, no leste do país - Serviço de Emergências da Ucrânia
Bombeiros ucranianos 'lutaram por mais de oito horas' para apagar incêndio em Novomoskovsk, no leste do país Imagem: Serviço de Emergências da Ucrânia

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/04/2022 07h20Atualizada em 06/04/2022 07h57

Um depósito de petróleo próximo da cidade de Dnipro, no leste da Ucrânia, foi bombardeado e destruído pelo exército da Rússia na madrugada de hoje, em mais um dia da Guerra Russo-Ucraniana. Não há registro de mortos ou feridos, segundo autoridades locais.

"Foi uma noite difícil. O inimigo atacou pelo ar e atingiu um depósito de petróleo e uma fábrica. O depósito foi destruído e um incêndio afeta a fábrica", afirmou no Telegram o governador da região de Dnipropetrovsk, Valentin Reznichenko.

Mapa Rússia invade a Ucrânia - 26.02.2022 - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Alguns minutos depois, o governador afirmou que o incêndio foi controlado pelos bombeiros, "que lutaram por mais de oito horas".

De acordo com Mikola Lukashuk, presidente do Conselho Regional de Dnipropetrovsk, o bombardeio russo aconteceu em Novomoskovsk, 25 km ao nordeste de Dnipro.

"O inimigo aponta de maneira cínica contra alvos civis", afirmou Lukashuk, antes de destacar que o "local não tinha militares ucranianos". A cidade industrial de Dnipro tem 1 milhão de habitantes e é atravessada pelo rio Dnieper, que separa o leste da Ucrânia do resto do país.

O ataque foi confirmado pelo Ministério de Defesa da Rússia, que também disse ter lançado mísseis contra outros quatro depósitos de combustíveis,

  • em Kozyatyn (entre Jitomir e Veneza, em uma região ao oeste de Kiev);
  • em Nikolayev (entre Odessa e a península da Crimeia, no sul da Ucrânia);
  • em Prosyana (ao leste de Dnipro);
  • em Radekhiv (nos arredores de Lviv, em região próxima da fronteira com a Polônia).

Segundo o porta-voz da pasta, em declaração repercutida pela agência de notícias estatal Tass, os cinco depósitos estavam fornecendo combustíveis para forças ucranianas em cidades no sul e no leste do país, onde forças russas têm concentrado ataques.

De acordo com comunicado oficial do ministério, também repercutido pela Tass, os ataques terrestres foram realizados com mísseis Oniks, originalmente desenvolvido para mirar alvos navais, partindo do Mar Negro.

* Com informações da AFP, em Kiev (Ucrânia)