PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

Índia quer reabrir minas de carvão abandonadas para enfrentar escassez por onda de calor

06/05/2022 12h57

Mumbai, 6 Mai 2022 (AFP) - A Índia planeja arrendar minas de carvão abandonadas para empresas privadas com o objetivo de aumentar a produção, afetada por uma onda de calor recorde no país, anunciou o governo nesta sexta-feira (6).

No total, o governo tem previsto alugar mais de 100 minas estatais abandonadas para empresas mineiras privadas, sob um regime de compartilhamento de receitas.

A Índia necessita de 1 bilhão de toneladas de carvão para satisfazer a demanda interna a cada ano.

A onda de calor de março e abril fez com que a demanda por energia disparasse, o que fez as centrais elétricas ficarem sem o mineral para suprir a demanda.

Terceiro maior emissor mundial de CO2, a Índia depende em 70% desse hidrocarboneto para satisfazer suas necessidades energéticas.

A maior parte destas são cobertas pelos produtores nacionais, com um recorde de 777 milhões de toneladas extraídas entre março de 2021 e março de 2022.

O governo quer aumentar a produção nacional do minério nos próximos dois anos até alcançar 1,2 bilhão de toneladas e assim apoiar a recuperação econômica do país após a pandemia.

Apesar dos ambiciosos objetivos de desenvolvimento de energias renováveis até 2030, os especialistas preveem que o carvão siga sendo o combustível dominante na Índia, pois suas necessidades energéticas nas próximas duas décadas crescerão mais rápido que as de qualquer outro país do mundo.

ng-bt/LyS/meb/jvb/dd

VEDANTA RESOURCES

ADANI ENTERPRISES