Carrefour conclui aquisição do Grupo BIG por R$ 7 bilhões
O Carrefour Brasil concluiu a aquisição anunciada em 2021 do Grupo BIG, por 7 bilhões de reais, anunciou o grupo nesta terça-feira (7).
A compra do Grupo BIG junto à Advent International e Walmart vai permitir ao Carrefour "se consolidar como líder indiscutível do setor, com market share mais do que o dobro do segundo player e com uma cobertura abrangente em todas as regiões brasileiras, fazendo parte do grupo das 10 maiores empresas do Brasil", segundo comunicado da empresa.
O Carrefour antecipa "um potencial de sinergias significativas", o que permite prever uma "contribuição líquida adicional" para o superávit operacional bruto (EBITDA) de "pelo menos 2 bilhões de reais" em 2025.
"A aquisição foi feita 70% em efetivo e 30% em novas ações do Carrefour Brasil", especifica o grupo, que, após a operação, detém "67,7%" de sua subsidiária brasileira, contra 71,6% anteriormente.
Abílio Diniz, milionário brasileiro e segundo maior acionista do Carrefour, detém 7,2% da subsidiária, enquanto os ex-proprietários do Grupo BIG - Advent International e Walmart - mantêm 5,6% por meio de filiais, acrescenta.
O presidente executivo do Carrefour, Alexandre Bompard, que será nomeado presidente do conselho de administração do Carrefour Brasil em julho, estimou que a operação foi um "movimento estratégico" para "todo o grupo".
Com esta operação, no Brasil o grupo "tem mais de um quarto do mercado nacional, está presente em todos os estados do país e está se fortalecendo em mercados onde antes era bastante ausente", acrescentou em coletiva de imprensa por telefone.
O grupo, que terá mais de 1.000 lojas, vai empregar 150.000 pessoas no Brasil, "o que o torna o primeiro empregador privado do país", disse.
A assembleia geral extraordinária marcada para julho em São Paulo também deve nomear Abílio Diniz como vice-presidente do conselho de administração da subsidiária.
A operação foi anunciada em 2021, meses após o fracasso da fusão do Carrefour com o grupo canadense Couche-Tard, devido à rejeição do governo francês em período pré-eleitoral.
O Carrefour Brasil atua "agora com um novo segmento de mercado com o formato Sam's Club, por meio de um contrato de licença com o Walmart", destaca o Carrefour.
A operação "cria um grupo que possui mais de 1.000 lojas no país, representando quase 25% do mercado de distribuição de alimentos no Brasil", segundo o grupo.
Em 2021, o Carrefour, presente em quase 40 países, obteve um lucro líquido de mais de 1 bilhão de euros (1,1 bilhão de dólares ao câmbio atual).
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.