IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Corte total do gás russo é a opção mais provável, afirma ministro francês

10/07/2022 09h41Atualizada em 10/07/2022 13h04

O corte total do gás russo é atualmente a "opção mais provável", afirmou neste domingo o ministro da Economia da França, Bruno Le Maire.

"Isso significa que temos que acelerar nossa independência energética", acrescentou Le Maire, número dois do governo francês, em um fórum econômico em Aix-en-Provence.

A Europa tem buscado alternativas como o gás natural liquefeito americano no lugar do russo depois que a empresa Gazprom reduziu o fornecimento através do Nord Stream, seu maior gasoduto para o território europeu. Além disso, cortou a distribuição para países que não cumpriram os novos termos de pagamento impostos pelo regime de Vladimir Putin.

O cenário começou a piorar com a instalação da Guerra da Rússia na Ucrânia e as diversas sanções que países impuseram contra Putin.

"Somos muito independentes, não gostamos de depender dos outros. A primeira independência deve ser a energética", acrescentou o ministro.

"Temos que entrar em ordem de batalha agora sobre a organização, sobriedade, a redução de consumo (...) é agora que temos que tomar decisões", disse Le Maire.