Mercosul reduz Tarifa Externa Comum em 10%
Asunción, 20 Jul 2022 (AFP) - Os países do Mercosul concordaram em reduzir a Tarifa Externa Comum (TEC) em 10%, anunciou nesta quarta-feira (20) o chanceler paraguaio, Julio Arriola, no âmbito da reunião de chanceleres do Conselho do Mercado Comum do bloco, que acontece em Assunção.
"O acordo sobre a Tarifa Externa Comum do Mercosul permitirá uma redução de 10% em um universo muito amplo de produtos", disse o representante do Paraguai, que ocupa a presidência pro tempore do bloco.
"É uma decisão histórica, uma decisão essencial para agregar cadeias de valor aos nossos produtos, principalmente em um momento de crise econômica e inflação internacional", comentou o chanceler brasileiro, Carlos Franca.
O representante do governo de Jair Bolsonaro ressaltou que a redução da TEC "vai beneficiar a população com os recursos mais baixos da região".
Ele acrescentou que a redução da TEC fará do Mercosul o "bloco mais aberto e integrado do mundo".
"É um passo importante para aumentar a competitividade dos Estados partes e fortalecer os processos produtivos regionais, a fim de promover uma inserção benéfica da produção do Mercosul nas cadeias globais de valor", explicou.
hro/yow/mr
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.