PUBLICIDADE
IPCA
-0,68 Jul.2022
Topo

Banco Central da Ucrânia desvaloriza a moeda em 25% após invasão russa

Hryvnia, a moeda da Ucrânia, foi desvalorizada pelo Banco Central da Ucrânia para "proporcionar resiliência às condições de incerteza" - Konstantin Chernichkin/Illustration/File Photo/Reuters
Hryvnia, a moeda da Ucrânia, foi desvalorizada pelo Banco Central da Ucrânia para "proporcionar resiliência às condições de incerteza" Imagem: Konstantin Chernichkin/Illustration/File Photo/Reuters

21/07/2022 07h06Atualizada em 21/07/2022 07h06

O Banco Central da Ucrânia desvalorizou sua moeda em 25% nesta quinta-feira (21) para que a economia possa lidar com a invasão lançada em fevereiro pela Rússia.

"Esta medida fortalecerá a competitividade dos produtores ucranianos", disse o emissor em comunicado após estabelecer a taxa em 36,57 por dólar, ante um nível anterior de 29,25 que estava em vigor desde o início da invasão russa em fevereiro.

O Banco Central afirmou que "a nova taxa de hryvnia será uma âncora para a economia e proporcionará resiliência às condições de incerteza".

Este preço estará em vigor até que o Banco Central da Ucrânia faça um novo pronunciamento, já que o emissor local impôs restrições ao mercado de câmbio no início da invasão para evitar um colapso da moeda.