Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Presidente do Banco Interamericano é demitido após relação íntima com funcionária

14.mai.2019: Mauricio Claver-Carone, ex-BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), em Bogotá. - Gabriel Aponte/Getty Images for Concordia Summit
14.mai.2019: Mauricio Claver-Carone, ex-BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), em Bogotá. Imagem: Gabriel Aponte/Getty Images for Concordia Summit

Da AFP

26/09/2022 21h25Atualizada em 26/09/2022 22h27

A assembleia de governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) demitiu nesta segunda-feira (26) seu presidente, Mauricio Claver-Carone, após uma investigação concluir que ele manteve uma relação íntima com uma subalterna, desrespeitando as normas da instituição.

Claver-Carone "deixará suas funções como presidente do banco a partir de 26 de setembro de 2022", disse o BID em comunicado.

Ele será substituído pela vice-presidente executiva, a hondurenha Reina Irene Mejía Chacón, sob a liderança do conselho executivo, até que um novo presidente seja eleito.

Claver-Carone foi promovido ao cargo pelo presidente norte-americano Donald Trump em 2020, rompendo com a tradição de que o cargo seja exercido por um latino-americano.

A mais alta autoridade do BID, composta por ministros da Economia de seus 48 países membros, decidiu destituí-lo em votação eletrônica que começou na sexta-feira passada.