IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Caem as vendas globais de smartphones

19/10/2022 19h40

As vendas globais de smartphones despencaram este ano em meio a uma "perspectiva econômica sombria", segundo a companhia de pesquisa de mercado Canalys.

A consultoria informou, em nota, que as vendas de smartphones no trimestre encerrado em setembro foram 9% menores do que no mesmo período do ano anterior, alcançando um mínimo inédito desde 2014.

"A perspectiva econômica sombria levou os consumidores a atrasarem a compra de dispositivos eletrônicos e priorizarem outras despesas", informou a Canalys, que prevê que esta situação continue freando as vendas de smartphones no ano que vem.

A participação da Apple no mercado mundial de smartphones aumentou para 18% no último trimestre, em comparação com os 15% do mesmo período do ano anterior, enquanto a participação da fabricante líder, Samsung, aumentou um ponto percentual, para 22%, informou a Canalys.

O analista da companhia CFRA, Angelo Zino, concordou em que os problemas econômicos gerais corroeram a demanda por smartphones, mas espera que a Apple tenha um desempenho melhor do que a concorrência.

gc/bfm/ad/dga/mvv

© Agence France-Presse