IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

EUA: PIB cresceu 1,3% no 1º trimestre, segundo nova estimativa

25/05/2023 11h20

O crescimento do PIB dos Estados Unidos desacelerou no primeiro trimestre, mas menos do que o esperado, para uma taxa de 1,3% em ritmo anual, de acordo com a segunda estimativa divulgada nesta quinta-feira (25) pelo Departamento de Comércio. 

"A estimativa revisada reflete principalmente uma revisão para cima do investimento privado em estoques", disse o departamento em nota. 

A primeira estimativa havia sido de crescimento de 1,1% em ritmo anual, medida preferida pelos Estados Unidos, que compara o PIB com o do trimestre anterior e depois projeta a evolução do primeiro trimestre. 

A taxa acumulada no ano representa uma queda acentuada em relação ao quarto trimestre de 2022, quando a economia cresceu 2,6%.

Usando o mesmo método de cálculo de outras economias avançadas, que comparam com o trimestre anterior, o crescimento permanece em 0,3%, metade do ritmo do último trimestre de 2022 (+0,6%). 

A desaceleração está relacionada às ações do Federal Reserve (Fed) para combater a alta inflação, utilizando como ferramenta o aumento das taxas de juros.

jul/jum/ob/gm/dg/aa

© Agence France-Presse