Produção industrial da China registra contração pelo quinto mês consecutivo

A atividade industrial na China registrou contração em agosto, pelo quinto mês consecutivo, segundo os dados oficiais publicados nesta quinta-feira (31) que, no entanto, superam levemente as expectativas dos analistas.

O índice de gestores de compras industriais (PMI), um indicador chave da atividade industrial, ficou em 49,7 em agosto, abaixo da marca de 50 pontos que separa a expansão da contração, anunciou o Escritório Nacional de Estatísticas.

"Os resultados da pesquisa demonstram que a demanda insuficiente do mercado persiste como um grande problema enfrentado atualmente pelas empresas", afirmou Zhao Qinghe, analista da agência estatal.

"Os fundamentos da recuperação e do desenvolvimento da indústria precisam ser consolidados", acrescentou.

O dado é o indicador mais recente que aponta a desaceleração da recuperação pós-covid da China devido à queda da demanda externa e do consumo interno.

Diante da pressão para adotar pacotes de estímulo que ajudem a economia, as autoridades prometeram medidas para vários setores, em particular o imobiliário, mas sem revelar detalhes dos planos, o que desanima os investidores.

prw/dan/dbh/mas/fp

© Agence France-Presse

Deixe seu comentário

Só para assinantes