Wall Street cai alarmada por postura agressiva do Fed

A bolsa de Nova York fechou em baixa nesta quinta-feira (21), preocupada com a postura ofensiva do Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, e suas possíveis consequências para a economia do país.

O índice Dow Jones caiu 1,08%, enquanto o tecnológico Nasdaq cedeu 1,82% e o mais amplo S&P 500 perdeu 1,64%.

"Os investidores claramente continuam assimilando a comunicação do Fed, particularmente suas previsões" em termos de crescimento, inflação e política monetária, explicou Angelo Kourkagas, da consultoria de serviços financeiros Edward Jones.

A maioria dos membros do Fed espera um último ajuste este ano, e agora apenas conta com dois cortes dos juros em 2024, dois a menos que o previsto em junho.

O endurecimento da política monetária do banco central movimentou o mercado de renda fixa, que viu a rentabilidade da dívida pública americana com vencimento em dois anos, a mais representativa das expectativas sobre a situação política, disparar para 5,19%, a mais alta em 17 anos.

Já os títulos com vencimento em 10 anos subiram para 4,49%, atingindo esse patamar pela primeira vez desde novembro de 2007.

tu/ref/db/gm/rpr

© Agence France-Presse

Deixe seu comentário

Só para assinantes