Pane informática paralisa fábricas da Volkswagen na Alemanha

A produção está paralisada nas fábricas alemãs da Volkswagen, com sede em Wolfsburg, por causa de uma importante pane informática que afeta instalações da empresa desde o meio-dia, informou um porta-voz nesta quarta-feira (27).

"As fábricas da marca VW estão paradas na Alemanha", disse esta noite à AFP Christian Schiebold. 

Além de Wolfsburg, a maior fábrica do grupo, as plantas de Emden, Zwickau, Osnabrück e Dresden também são afetadas pelo problema, cuja causa ainda não foi identificada.

Outras marcas da maior fabricante automotiva da Europa também estão sofrendo com o problema, acrescentou o porta-voz, sem dar mais detalhes.

Embora a origem da pane informática não seja conhecida, "é pouco provável que a causa seja um ataque externo", assegurou a Volkswagen. 

"Trabalhamos intensamente para resolver o problema", acrescentou a empresa.

Os problemas começaram por volta das 10h30 GMT (07h30 em Brasília).

O grupo Volkswagen tem dez marcas, sendo a VW a mais importante.

Segundo o jornal econômico Handelsblatt, fábricas da marca Audi também estão sendo afetadas, assim como outras instalações fora da Alemanha.

Continua após a publicidade

A fabricante alemã está comprometida em uma transformação histórica para se voltar à mobilidade elétrica e digital, e investe bilhões de euros em mudanças, em um contexto difícil por causa da inflação.

Também enfrenta na China, seu principal mercado, a concorrência da americana Tesla e de fabricantes locais de veículos elétricos, que ameaçam o predomínio que exerceu durante muito tempo com as vendas de veículos tradicionais.

gt-smk/eb/eg/ll/mvv/rpr

© Agence France-Presse

Deixe seu comentário

Só para assinantes