PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

Fábio Faria diz que leilão do 5G será realizado no segundo semestre

Ministro das Comunicações, Fábio Faria - Cléverson Oliveira/Ministério das Comunicações
Ministro das Comunicações, Fábio Faria Imagem: Cléverson Oliveira/Ministério das Comunicações

01/06/2021 19h04Atualizada em 02/06/2021 08h56

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, disse hoje que o leilão das frequências 5G deve acontecer no segundo semestre deste ano. Segundo o ministro, o governo tem se esforçado para manter a agenda de concessões.

"Desde o início da pandemia nós nunca deixamos de trabalhar duro para entregar as privatizações e concessões públicas com sustentabilidade econômica e atrativas para o setor privado", ressaltou ao participar do Fórum de Investimentos Brasil 2021.

Faria destacou, citando dados da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que a demanda por Internet cresceu 40% no Brasil ao longo de 2020.

"No Brasil, 18% da população ainda não têm acesso à Internet. É um grande desafio preencher essa lacuna", disse para ressaltar a importância do leilão das novas frequências de Internet.

Além de colocar o país no caminho da universalização do acesso, o ministro disse que o 5G vai possibilitar avanços semelhantes aos proporcionados pelas frequências 4G, usadas atualmente.

"O 5G vai ser uma revolução tecnológica. O 4G foi crucial para conectar as pessoas por voz e dados. Uber, internet banking e WhatsApp teriam sido impossíveis sem o 4G", comparou.

Devem ser beneficiados, segundo Faria, principalmente os setores da indústria do agronegócio, saúde e segurança pública.