IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Ministério da Agricultura apreende pacotes de arroz, feijão, café e azeite por fraude

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

29/05/2023 21h07Atualizada em 30/05/2023 06h57

Fiscais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apreenderam garrafas de azeite com irregularidades. A operação foi realizada na semana passada em engarrafadoras de azeite e redes atacadistas em São Paulo e no Distrito Federal e, ao todo, foram apreendidos 8.950 litros de azeite fraudados.

Uma fábrica de óleo de azeite foi interditada pela vigilância sanitária estadual por ter produtos com rótulos irregulares e falta de rastreabilidade nos tanques com matéria-prima. Laboratórios do Mapa irão analisar amostras coletadas no local.

Também foram apreendidos sacos de arroz, feijão e café torrado e moído, sendo 7.799 quilos de feijão, 14.565 quilos de arroz.

No Distrito Federal, a operação retirou de comercialização 2.093 pacotes de 500 gramas de café torrado, por apresentarem substâncias estranhas ao produto e impurezas em quantidade acima do permitido em lei.

O ministério informou que, em São Paulo, amostras de café torrado e moído foram coletadas para análise e pacotes de arroz foram apreendidos, pois estavam embalados em cestas básicas e vendidos em promoção com a indicação de "tipo 1" no rótulo, mas tinham grãos quebrados, ardidos (fermentados) e misturados a grãos soja.

De acordo com o ministério, os nomes das empresas e marcas autuadas "serão divulgados oportunamente quando os processos administrativos forem concluídos, garantindo o direito de defesa aos fabricantes e/ou vendedores".