Ministério de Investimentos dos EAU registra a assinatura do maior acordo de investimento estrangeiro direto com o Egito
23/02/2024 20h00
ABU DHABI, 23 de fevereiro de 2024 (WAM) -- O Ministério de Investimentos dos Emirados Árabes Unidos registrou a assinatura de um acordo histórico entre o Governo da República do Egito e o Governo dos Emirados, representado por um consórcio privado liderado pelo ADQ, um investidor soberano com sede em Abu Dhabi.
Segundo o acordo, que marca o maior investimento estrangeiro direto da história do Egito, o ADQ investirá USD 35 bilhões em Ras El-Hekma, uma região costeira localizada a aproximadamente 350 quilômetros a noroeste do Cairo.
Relacionadas
Além de adquirir os direitos de desenvolvimento de Ras El-Hekma por USD 24 bilhões, o ADQ também converterá USD 11 bilhões em depósitos que serão utilizados para investimento em projetos de primeira linha em todo o Egito.
A visão é transformar a região em um importante destino de férias no Mediterrâneo, um centro financeiro e uma zona franca, com mais de 170 milhões de metros quadrados e equipada com infraestrutura de classe mundial para fortalecer o potencial de crescimento econômico e turístico do Egito. O Governo egípcio manterá uma participação de 35% no desenvolvimento de Ras El-Hekma.
Mohamed Hassan Alsuwaidi, ministro de Investimentos, disse que com essa assinatura, um novo capítulo começa nas relações bilaterais de longa data entre as duas nações. "Com o respeito e a confiança mútuos, esse investimento demonstra o compromisso dos Emirados Árabes Unidos em apoiar o Governo do Egito na realização de um potencial abundante da economia local. Como um projeto de infraestrutura de grande escala, o desenvolvimento planejado de Ras El-Hekma promoverá um impacto generalizado em vários setores, será um catalisador para a criação de empregos e atrairá investimentos estrangeiros diretos adicionais significativos nos próximos anos", destacou.