IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Famoso prédio 'Gherkin' está à venda em Londres

Leon Neal/AFP
Imagem: Leon Neal/AFP

29/07/2014 15h28

LONDRES, 29 JUL (ANSA) - Um dos edifícios mais icônicos de Londres, o Gherkin, está à venda. Os interessados na compra precisarão desembolsar, no mínimo, 650 milhões de libras esterlinas (R$ 2,4 bilhões). A imobiliária Savills, que negocia o prédio, já recebeu propostas de empresas interessadas da China, Hong Kong, Cingapura, Canadá e Estados Unidos. Para comprar o edifício, é preciso se cadastrar no site http://www.gherkinlondon.com/ até o dia 16 de agosto e aguardar o contato dos vendedores.

A venda ocorre por problemas administrativos dos atuais donos. A alemã IVG Immobilien, que administrava o local, entrou em processo de solvência. Já a sócia da empresa alemã, Evans Randall, tentou ampliar sua participação no imóvel, mas mão chegou a um acordo. Em 2007, as duas empresas compraram o prédio da Swiss Re por 600 milhões de libras (R$ 2,2 bilhões). Essa foi a maior venda da história na capital britânica.

O arranha-céu tem 180 metros de altura, 47 mil metros quadrados e 40 andares. Ele oferece uma visão panorâmica de Londres e é considerado o sexto mais alto da área metropolitana da cidade. Atuamente, 20 empresas mantêm escritórios no local, como as seguradoras Swiss Re e Schweizer Rck. No 39º andar, há restaurantes que recebem eventos privados e oferecem jantares com vistas para a cidade.

O Gherkin foi desenhado pelo arquiteto inglês Norman Foster em 2004. O arquiteto é responsável por obras em diversos continentes e tem, entre suas principais obras, a Torre HSBC (Hong Kong), o Palácio de Congressos (Valência) e a Biblioteca da Universidade Livre de Berlim. Ele também foi responsável por processos de ampliação ou criação dos aeroportos de Pequim, de Hong Kong e de obras na Prefeitura de Londres e no Estádio Wembley. (ANSA)

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.