IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

TIM anuncia plano para desmembrar empresa, incluindo a unidade do Brasil

A TIM fechou 2021 com prejuízo de 8,7 bilhões de euros e queda de 1,9% no faturamento - Divulgação
A TIM fechou 2021 com prejuízo de 8,7 bilhões de euros e queda de 1,9% no faturamento Imagem: Divulgação

Da Ansa

03/03/2022 15h10Atualizada em 04/03/2022 14h30

O novo CEO da operadora italiana TIM, Pietro Labriola, que comandou a filial brasileira até janeiro passado, anunciou nesta quarta-feira (2) um plano industrial que prevê a divisão da companhia em duas novas sociedades.

De acordo com o executivo, a maior empresa de telefonia da Itália será desmembrada em um braço de infraestrutura de rede e fibra ótica e outro de serviços, que incluirá a TIM Brasil.

A medida faz parte do plano industrial da TIM para o período até 2024 e deve ser detalhada ainda neste semestre.

"O novo plano industrial inicia um percurso de transformação baseado na criação de entidades legais distintas, netco e servco, superando o modelo de integração vertical", diz um comunicado da operadora.

O braço de serviços focará no ambiente digital, como nuvem, internet das coisas e segurança cibernética. Já a empresa de rede deve se encaminhar para uma fusão com a Open Fiber, companhia controlada pelo banco de investimentos italiano Cassa Depositi e Prestiti (CDP) e pela gestora de recursos Macquarie Asset Management.

A TIM fechou 2021 com prejuízo de 8,7 bilhões de euros e queda de 1,9% no faturamento, totalizando 15,3 bilhões.

PUBLICIDADE
Errata: este conteúdo foi atualizado
Uma versão anterior do texto dizia que a Open Fiber era controlada pelo grupo de energia Enel e pelo CDP, mas a Enel vendeu a participação na empresa de fibra ótica no fim do ano passado. O erro já foi retirado e, a informação, corrigida.