Bolsas

Câmbio

O anúncio de emprego que a Apple escondeu em seu site

Zoe Kleinman - BBC News

  • Reprodução

Um anúncio para uma vaga de engenheiro na Apple foi encontrado escondido no site da empresa de tecnologia norte-americana.

O texto começa com "Olá! Você nos achou", e diz que a Apple está procurando por um "engenheiro talentoso para desenvolver um componente crítico de infraestrutura eletrônica".

Após a descoberta, o anúncio ou foi removido do site ou transferido para outra seção. O curioso é que ele foi localizado por acaso pelo jornalista especializado em segurança cibernética Zack Whittaker enquanto ele analisava dados enviados por aplicativos de iPhone.

"Eu vi que o fluxo de tráfico estava se conectando com uma URL --e lá estava [o anúncio]", explicou Whittaker. O jornalista, por sinal, não se candidatou para a vaga.

A página com o anúncio de emprego estava no endereço us-east-1.blobstore.apple.com, que agora contém uma mensagem de erro.

"Blobstore" é o nome de uma série de servidores que pertencem à Apple. A empresa foi procurada pela BBC, mas não forneceu informações sobre o anúncio.

Whittaker, apesar de não cobiçar a vaga, disse ter ficado feliz em encontrar o anúncio.

"É incrível ver empresas adotando maneiras inovadoras de fazer as pessoas trabalharem para elas", disse ele, que trabalha para o site de notícias tecnológicas CNet.

"Muitas vezes a missão de conseguir um emprego envolve sorte e o acaso. A coisa ficou mais interessante."

Exemplos no passado

O uso de mensagens ocultas em campanhas de recrutamento tem uma longa história.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o serviço de contraespionagem britânico escondia pistas em jornais para atrair mentes mais privilegiadas.

Em 2015, um dos serviços de inteligência usou pichações nas calçadas de algumas das principais cidades britânicas.

No mesmo ano, o hoje ex-engenheiro do Google Max Rosett escreveu um artigo contando como uma simples busca online por termos relacionados à programação de computadores "abriu" um link para uma série de exercícios e, posteriormente, em um emprego na empresa de tecnologia.

"Uma das mais importantes habilidades de um engenheiro, e especialmente de um especialista em segurança cibernética, é uma mentalidade que resolva problemas", explica o acadêmico Alan Woodward, da Universidade de Surrey, no Reino Unido.

"E quebra-cabeças são uma ótima forma de descobrir isso. Afinal, habilidades técnicas podem ser ensinadas."

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos