IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Gross pergunta aos bancos centrais do mundo: 'Está funcionando?'

John Gittelsohn

03/02/2016 15h14

(Bloomberg) - Bill Gross diz que os bancos centrais estão "cada vez mais confusos" porque as políticas econômicas de taxas de juros baixas ou negativas não estão conseguindo gerar um crescimento sustentável e até as autoridades do Federal Reserve dos EUA estão demonstrando insegurança em relação às próximas medidas.

"'Está funcionando para vocês?': esse poderia ser um resumo seco e lógico da incapacidade de os juros baixos gerarem um crescimento econômico aceitável no mundo", escreveu Gross em sua perspectiva mensal de investimentos nesta quarta-feira. "O fato é que os mercados internacionais e as economias estão cada vez mais 'confusos' e distorcidos".

Os bancos centrais na Europa levaram algumas taxas de juros ao território negativo, embora as probabilidades de que o Fed eleve os custos do crédito nos EUA depois do aumento de dezembro estejam sendo adiadas para um futuro mais distante. A presidente do Fed, Janet Yellen, e seus colegas insinuaram na semana passada que poderiam adiar o ajuste dos juros em março devido à maior incerteza na perspectiva econômica.

A Venezuela está à beira da falência porque os preços do petróleo continuam em baixa, é provável que Porto Rico dê o calote em sua dívida e o Brasil está em uma recessão profunda, de acordo com Gross, que administra o Janus Global Unconstrained Bond Fund, de US$ 1,3 bilhão, com Kumar Palghat.

'Básico'

O fundo de Gross deu um retorno de 0,3 por cento neste ano até terça-feira. Os investidores deveriam evitar os mercados de alto risco e se ater ao "básico", escreveu Gross.

Os modelos estatísticos do banco central para tomar decisões políticas estão ignorando o senso comum e criando condições reminiscentes da bolha imobiliária da última década, escreveu Gross. Mas, em vez do setor imobiliário, desta vez Gross mencionou os riscos para a dívida corporativa.

"Sombras de 2007", ele escreveu. "O setor imobiliário se desalavancou, mas o setor corporativo não, e com grau de investimento e ganhos altos agora está gerando um rendimento de 200 a 1.000 pontos-base mais alto. O que isso diz da rolagem futura, dos lucros corporativos e da solvência em muitas áreas suscetíveis às commodities?".

Gross, que foi uma das pessoas que alertaram que as políticas do banco central estavam gerando uma bolha imobiliária antes que ela estourasse, disse que um presidente do Fed uma vez falou que ele era "peculiar" e que estava "cada vez mais confuso" por causa de suas críticas.

"Hoje, o Fed e outros bancos centrais que se baseiam nesse modelo é que, a meu ver, passaram a estar 'cada vez mais confusos'", escreveu Gross em seu relatório mensal. "Parece que todos eles acreditam que existe uma taxa de juros TÃO BAIXA que a riqueza resultante do mercado financeiro acabará se estendendo à economia real".