IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Tesla muda de marcha para enviar os SUVs Model X para China antes da Europa

Dana Hull

04/02/2016 14h51

(Bloomberg) -- A Tesla Motors Inc. começou a receber pedidos para o seu Model X na China com entregas para o segundo trimestre, dando aos consumidores do maior mercado de automóveis do mundo acesso ao novo veículo utilitário antes de sua estreia na Europa.

A fabricante de carros elétricos, que anunciou a agenda da China em seu site na terça-feira, também disse que irá oferecer uma edição limitada da versão Signature Red do Model X P90D por cerca de 1,48 milhão de yuans (US$ 225 mil). Vermelho é a cor da celebração na China, onde o ano novo chinês começa em 8 de fevereiro. A faixa de preço para o modelo 90D será de US$ 146 mil a US$ 178 mil, com uma taxa de reserva de US$ 15 mil, de acordo com o site.

A Tesla, cuja implantação do sedan Model S na China teve um começo difícil, quer tirar vantagem do mercado nacional aquecido para SUVs, particularmente modelos de luxo. Cerca de 21 milhões de veículos de passageiros foram vendidos no ano passado na China, onde as marcas alemãs como Audi, BMW e Mercedes-Benz dominam o segmento premium. O Model S começou a ser entregue nos países-chave europeus em 2013 e aos consumidores chineses em abril de 2014.

"Esta é a oportunidade da Tesla de estabelecer a marca", disse em uma entrevista por telefone Michael Dunne, conselheiro estratégico no mercado de automóveis asiático. "O sucesso da Tesla na China irá depender de sua habilidade de estabelecer que é uma marca distinta, sedutora e excepcional para se ter. Com o Model S eles tiveram dificuldades".

Foco no filtro

O comunicado no site da Tesla foca na segurança e no filtro de ar particulado altamente eficiente do Model X, que busca bloquear a contaminação do ar poluído, bem como bactérias e vírus. A fumaça da emissão de veículos e das usinas de energia movidas a carvão tornou a poluição um grande problema em cidades como Pequim, onde os "alertas vermelhos" são disparados quando a qualidade do ar é particularmente ruim.

"Para os moradores urbanos educados e ricos, a qualidade do ar - para eles e seus filhos - é uma grande prioridade", disse Dunne.

O CEO Elon Musk introduziu o SUV em um evento espalhafatoso em Fremont, Califórnia, no fim de setembro. Com um acúmulo de milhares de pedidos, a empresa entregou 208 Model X no quarto trimestre, menos da metade dos 507 que fabricou e abaixo das projeções de alguns analistas. A Tesla havia dito que à medida em que a produção aumentasse, ela iria "priorizar a qualidade acima de qualquer coisa".

A Tesla informou entregas de 50.580 veículos em 2015. A companhia com sede em Palo Alto, na Califórnia, não divulga vendas por região.