IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Custo do juro negativo de bonds do Japão equivale a um Rolex

Wes Goodman

16/02/2016 15h09

(Bloomberg) - Quanto um banqueiro japonês perde se aplicar 100 milhões de ienes (US$ 874 mil) em um título com prazo de cinco anos e mantiver o papel em carteira até o vencimento?

Com o rendimento em -14,5 pontos-base na terça-feira, o custo do investimento seria de aproximadamente 700 mil ienes, ou cerca de US$ 6.100 --o suficiente para comprar um relógio da marca Rolex, dois computadores iMac ou cobrir as despesas de uma família de classe média japonesa durante alguns meses.

Este exercício pode parecer acadêmico, mas as taxas de juros negativas já estão afetando o setor financeiro e os mercados do Japão.

O índice Topix de instituições de crédito perdeu 18% desde que o Banco do Japão introduziu juros abaixo de zero sobre algumas reservas no dia 29 de janeiro.

Indivíduos podem sacar seu dinheiro e guardar em casa, mas as empresas precisarão de tempo para mudar as práticas de gestão de caixa utilizadas há décadas.

"Para investidores institucionais, sai muito caro manter dinheiro", disse Naruki Nakamura, chefe de renda fixa do BNP Paribas Investment Partners Japan em Tóquio.

"Eles precisam de um cofre grande e talvez de muita gente para proteger o cofre. Eles vão pagar o juro negativo".

Os rendimentos podem cair para bem menos de zero, afirmou Nakamura. Ele previu corretamente que o banco central japonês faria o corte de juros, mas esperava a medida em 2015 e não em 2016.

Rolex e iMac

Estes são os números por trás das perdas que serão geradas por um título de cinco anos, a partir de dados compilados pela agência de notícias Bloomberg: o preço de compra é 101,2 milhões de ienes. O custo reflete o juro acumulado e o fato de os títulos serem negociados com prêmio.

O gestor de recursos receberá de volta 100,5 milhões de ienes ao longo do período de investimento. O número representa o valor nominal recebido no vencimento e inclui pagamento de cupons ao longo da próxima década e o juro recebido ao investi-los.

O que esse gestor poderia ter comprado com os 700 mil ienes perdidos nessa aplicação? Por exemplo, um Rolex modelo Submariner, segundo o site especializado em relógios Jackroad.

A quantia também cobriria mais de dois modelos iMac Retina de 27 polegadas, a um preço de 258 mil ienes cada. Também é o dobro da despesa mensal média das famílias japonesas, de acordo com dados oficiais.

A Fukoku Mutual Life Insurance suspendeu a prática de usar dinheiro recebido dos segurados para comprar dívida pública que agora rende menos de zero, informou Yoshiyuki Suzuki, chefe do departamento de renda fixa em Tóquio.

"Não queremos pagar", ele disse. "Se está negativo, existe um problema".