IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Como é viajar com a pior empresa aérea do mundo

Bloomberg News

19/02/2016 16h35

(Bloomberg) - A mudança está no ar na Coreia do Norte. Depois de anos sendo classificada pela Skytrax como a pior empresa aérea do mundo, a companhia nacional Air Koryo está passando por uma transformação, de acordo com entrevistas com passageiros e agentes de viagem.

Novos aviões, novas opções de entretenimento a bordo, novos uniformes elegantes para os comissários e até classe executiva. É tudo parte dos esforços do líder supremo Kim Jong-un para aumentar em 20 vezes o número de turistas, para 2 milhões, até 2020 e suplementar a magra presença de capital estrangeiro do país.

Aqui estão cinco motivos para reservar já sua passagem, antes que a emoção de viajar na única empresa aérea de uma estrela acabe para sempre (desde que você não se importe em financiar o programa de armas nucleares de Kim).

O reino ermitão

Além da alegria de ter a experiência de viajar com a Air Koryo, o principal apelo para a maioria dos turistas é dar uma olhada dentro do país mais isolado do mundo. Como Mindy Tan, de Cingapura, expressou depois de uma visita no ano passado: "Estou cansada das mesmas imagens de marchas, das fotos de Kim. Eu simplesmente tinha que ver com meus próprios olhos".

Não se preocupe com a probabilidade de um teste nuclear ou de lançamento de um foguete, aqui você pode correr uma maratona pelas ruas totalitárias de Pyongyang ou assistir a 100.000 crianças dançando sincronicamente. O país está tentando abrir atrações como o resort de esqui Masikryong e o clube de golfe do lago Taesong. E onde mais você ainda pode ser impedido de tirar uma selfie no lugar errado?

O entretenimento a bordo

As telas comunitárias que caem do teto vão lhe entreter com transmissões de propaganda e shows da banda feminina preferida de Kim Jong-un, Moranbong, que canta músicas patrióticas sobre, adivinhe, Kim Jong-un. Traga fones cancelamento de ruído. Não é possível controlar o volume.

Os aviões

Não é comum que os agentes de turismo organizem uma viagem a um país só pela viagem de avião, mas na Coreia do Norte isso é possível. A Juche Travel Services, com sede em Londres, oferece um tour temático de aviação. A Air Koryo adquiriu recentemente dois aviões Tupolev Tu-204 construídos na Rússia para voos internacionais, e a passagem na classe econômica custa cerca de 900 yuans (US$ 137) para o trajeto de duas horas saindo de Pequim. Ao chegar em Pyongyang, você pode subir em uma aeronave da era soviética, como um helicóptero de transporte Mil Mi-17 para sobrevoar a capital ou ver as montanhas.

"É uma experiência muito diferente, viajar 20, 30 anos ao passado", disse Sam Chui, entusiasta da aviação que viajou com a Air Koryo umas 20 vezes.

As filas do aeroporto

Embora você talvez enfrente a inconveniência de filas longas e das chateações de imigração em seu ponto de partida a caminho da Coreia do Norte, quando você chegar na República Popular Democrática, vai ser moleza.

Você já não terá que passar pelo estranho galpão temporário que fazia as vezes de terminal de aeroporto nos últimos cinco anos, agora a capital tem um edifício elegante e novinho em folha. E, com menos de meia dúzia de voos internacionais por dia, e pouca probabilidade de atraso por causa de uma greve, o ônibus do aeroporto poderá levar você no horário a um edifício quase deserto.

O hambúrguer

Embora a comida, especialmente no novo salão da classe executiva, tenha melhorado, o componente mais fotografado de uma viagem com a Air Koryo continua sendo o famoso hambúrguer de "carne misteriosa".

"O hambúrguer existe há tantos anos, todo mundo ri dele", disse Chui, que comeu pelo menos dez unidades. Para acabar com o velho debate sobre a origem da proteína, entramos em contato com o escritório da Air Koryo em Pequim para obter um esclarecimento. Os representantes da empresa aérea não responderam.