PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

Dois novos vinhos cult estão perto do lançamento em Napa Valley

Elin McCoy

04/03/2016 14h51

(Bloomberg) -- Descobrir os últimos projetos importantes de vinho de Napa Valley antes que sejam um sucesso é um trabalho de detetive que eu faço cada vez que visito a região.

Há duas semanas, descobri alguns tesouros em novos empreendimentos iniciados por dois singulares viticultores do vale.

Primeiro, Christian Moueix, superestrela da região de Pomerol, em Bordeaux, e proprietário da Dominus Estate, em Napa, tem trabalhado duro na Ulysses, cujo primeiro vintage, 2012, será lançado neste mês. Depois, vêm Bart e Daphne Araújo, que em 2013 venderam seu vinhedo cult Araújo Estate ao bilionário François Pinault, da Château Latour, e rapidamente fundaram a Accendo Cellars, que lançará seu Sauvignon Blanc 2014 em abril e seu primeiro Cabernet em setembro.

Estes são vinhos que vale a pena provar apenas por seus pedigrees, mas não vou manter o suspense: são itens atraentes que você precisa ter.

Os vinhos Ulysses

Os vinhos são surpreendentemente diferentes, apesar do fato de a Ulysses estar a apenas 1,6 quilômetro da Dominus e ter o mesmo tipo de solo pedregoso. O enólogo Tod Mostero, que produz os vinhos para ambas as vinícolas, disse que a diferença se deve ao clima. "A Ulysses é mais fria no inverno e mais quente no verão", disse ele. Isso se traduz em taninos mais suaves, macios.

Enquanto realizávamos a degustação em uma sala simples com painéis de madeira (toda a madeira vem de antigos barris reciclados), me ocorreu que poderia parecer pretensioso dar nome ao um vinho em alusão ao herói do famoso poema épico grego. Mas não é preciso ler Homero para entender o simbolismo.

A viagem de 10 anos de Ulisses, o personagem, de volta para casa após a Guerra de Troia se resume ao fato de ele nunca perder seu objetivo de vista. É evidente que o cortês Moueix está buscando o vinho perfeito.

Há 800 caixas do sensual e interessante 2012, que custa US$ 179 a garrafa. Aromas de flores silvestres e cerejas levam a um sabor frutado refrescante e terroso que explode na boca com a textura fresca e quase crocante que os franceses chamam croquant.

Mas o 2013, que será lançado no ano que vem, é mais excitante e delicioso, mais profundo, mais complexo, com notas de fumaça e tabaco e um textura sedosa -- simplesmente tudo que você poderia querer em um grande cabernet de Napa. Mostero classificou o 2013 como "um vintage que sai uma vez por século".

Tome o 2012 enquanto espera pelo 2013.

Accendo Cellars

Próximo: Accendo Cellars. Passei pela moderna casa de Bart e Daphne Araújo fora da Silverado Trail, a outra estrada norte-sul do vale, para escutar sua história e fazer a degustação. No jardim, uma enorme escultura de um tomate vermelho brilhante descansava sobre um cubo branco.

Bart já estava usando um colete de lã bordado com o logotipo do Accendo Cellars. Ele explicou que não planejava vender a Araújo Estate e seu lendário vinhedo Eisele, que foi propriedade deles por cerca de 25 anos.

"A oferta de Pinault veio inesperadamente", disse ele, enquanto conversávamos em seu escritório, em frente a prateleiras de livros sobre plantas (Daphne Araújo é paisagista) e uma pintura branca em impasto do artista californiano James Hayward. "Ele era o comprador certo na hora errada. Nós não tínhamos interesse em nos aposentar". Na verdade, o casal não tinha plano de sucessão; nenhum de seus filhos estava pronto para ajudar, na época. Por isso, eles decidiram vender logo e rapidamente passar para um novo projeto.

E o nome Accendo? Soa um termo musical italiano, mas em latim significa inflamar ou despertar, e Daphne Araújo disse eles demoraram mais de um ano para chegar a ele. (A pronúncia correta é "akkendo").

O Sauvignon Blanc 2014 estará disponível em abril por US$ 50. É estridente e brilhante, embora opulento, um misto de notas cítricas, ervas e gengibre picante com uma deliciosa característica mineral de calcário e concha de ostra.

O Cabernet Sauvignon 2013 (ainda sem preço) é o primeiro vintage deles. Maravilhosamente elegante, ele é um fluxo de frutas exuberantes com um perfume de violetas e notáveis camadas de sabor com borda terrosa, arenosa.

Há apenas 550 caixas. O vinho não será enviado antes do próximo outono (Hemisfério Norte), mas você pode entrar no mailing list agora.