PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

Investidor de metais deixa BTG Pactual Commodities em Cingapura

Andy Hoffman e Agnieszka de Sousa

10/03/2016 09h44

(Bloomberg) -- O operador de metais Pinaki Rath, de Cingapura, saiu da BTG Pactual Commodities para criar sua própria empresa menos de um ano depois de ter ingressado na trader controlada pelo banco brasileiro.

Rath se transferiu para o BTG como chefe de negociação de metais de base para a Ásia e o Oriente Médio no ano passado, junto com um grupo de traders da Gold Matrix Resources Pte, empresa de trading de sucatas e metais físicos que ele fundou em 2005.

Rath confirmou sua saída do BTG quando contatado por telefone em Cingapura, na quinta-feira. Ele disse que a saída foi amigável e que planeja criar uma nova empresa de trading de metais após o fim dos cerca de três meses de aviso prévio indenizado.

A saída de Rath ocorre em um momento em que o Grupo BTG Pactual estuda um plano para conceder ações em sua unidade de trading de commodities a um grupo de gerentes e traders após adiar alguns pagamentos de bônus, segundo pessoas com conhecimento do assunto. A medida tem por objetivo reter os principais talentos e preservar o valor da empresa criada em 2013, além de tranquilizar credores e parceiros comerciais, disseram as pessoas.

Uma porta-voz do BTG em Londres preferiu não comentar a saída de Rath.

O BTG manteve negociações com potenciais investidores na unidade de commodities no final do ano passado, mas as discussões não renderam um acordo.

Setor de metais

O fundador e ex-CEO do banco brasileiro controlador da trader de commodities, André Esteves, foi preso em novembro em uma investigação de corrupção. Esteves negou qualquer irregularidade, por meio de advogados, e o BTG disse que não faz parte da investigação.

Ronen Arielly, ex-executivo da Trafigura Group Pte contratado em 2013, é o chefe das operações asiáticas do BTG.

A saída de Rath é a mais recente de uma série de reformulações no setor de trading de metais em meio à queda dos preços. No mês passado, a Gunvor Group disse que estava se retirando do negócio de trading de metais e que seu principal trader, Rene Van Der Kam, de Cingapura, havia saído da empresa.