PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

Nintendo consegue sucesso com novo aplicativo para smartphones

18/03/2016 13h38

A incursão da Nintendo nos smartphones começou bem.

O Miitomo, um aplicativo de mensagens gratuito, chegou no dia do lançamento ao primeiro lugar entre os aplicativos de redes sociais no Japão para os dispositivos da Apple que funcionam com iOS, disse a empresa de pesquisa do mercado App Annie nesta sexta-feira. O Line, o aplicativo de mensagens instantâneas mais popular do país, caiu para a segunda posição.

A Nintendo está tentando recuperar os jogadores que migraram dos videogames no hardware dedicado da empresa, como o Wii ou os dispositivos portáveis DS. A empresa com sede em Kyoto prometeu levar sucessos como o Super Mario Bros. e o Donkey Kong para os smartphones, o que ajudou a aumentar 33 por cento o preço das ações no ano passado. Por enquanto, o presidente Tatsumi Kimishima tem sido modesto. Ele só disse que o próximo jogo para smartphones da Nintendo terá um dos amados personagens da empresa.

"Isto deveria tirar toda dúvida em relação à relevância da marca Nintendo na era dos smartphones", disse Atul Goyal, analista da Jefferies Group. "Mais do que só uma ferramenta de mensagens, o Miitomo pode ser uma plataforma para distribuir conteúdos da Nintendo, e provavelmente de terceiros em uma etapa posterior".

Conheça seu Miitomo

O Miitomo, disponível atualmente só no Japão, permite que os usuários gerem automaticamente um personagem de caricatura utilizando uma foto tirada pelo smartphone. Os jogadores podem modificar feições minúsculas do rosto, estabelecer parâmetros de personalidade e escolher a voz do personagem.

Depois, o Miitomo começa a fazer perguntas que vão de "o que você fez no fim de semana passado?" até "qual o seu tipo favorito de uniforme?" As respostas são recompensadas com moedas virtuais, que podem ser utilizadas para comprar roupas e acessórios para o personagem. Mais tarde, o Miitomo encoraja as pessoas a compartilhar selfies feitas pelo aplicativo no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Line. O aplicativo também oferece prêmios por se conectar com amigos.

A Nintendo planeja disponibilizar o Miitomo, um trocadilho entre as palavras "eu" e "amigo" em japonês, em mais quinze países neste mês, entre estes os EUA, a França, a Alemanha e a Rússia. A empresa disse que lançará cinco jogos para dispositivos móveis até março de 2017.

"Começamos bem e recebemos um retorno muito positivo", disse o porta-voz da Nintendo Yasuhiro Minagawa. Ele não quis divulgar o número de downloads. "O Miitomo continuará evoluindo".