PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

Mexicana Femsa tem 1 bilhão de euros para novos negócios

Andrea Navarro

22/03/2016 12h09

(Bloomberg) -- A Femsa comprou mais empresas do que qualquer outra no México no ano passado ao expandir sua próspera divisão de farmácias. Agora, a empresa recebeu um bilhão de euros (US$ 1,1 bilhão) em munição.

O montante provavelmente se traduzirá em novas aquisições em um momento em que a empresa busca replicar o sucesso obtido na formação da maior rede de lojas de conveniência da América Latina e da maior engarrafadora da Coca-Cola, segundo a Corp Actinver. Um possível alvo: parte dos 11.000 postos de gasolina do México. A Femsa já está adquirindo postos de combustíveis e o setor se aproxima de uma transformação desde que o país eliminou o monopólio estatal do petróleo, que estava em vigor desde 1938.

A Femsa e sua unidade de engarrafamento, a Coca-Cola Femsa, concluíram 19 negócios avaliados em um total de US$ 6,2 bilhões nos últimos cinco anos, a maior parte na América Latina englobando lojas de conveniência, farmácias ou empresas de bebidas não alcoólicas. A venda de dívidas denominadas em euros da Femsa, na semana passada, recompõe os fundos da companhia após a compra de redes de drogarias no ano passado, entre elas a chilena Farmacias Cruz Verde.

“A venda de bonds pode abrir a possibilidade de uma compra mais agressiva” de postos de combustíveis, disse José Antonio Cebeira, analista da Actinver, por telefone, da Cidade do México. “A empresa está sempre buscando novas aquisições para entrar em novos mercados”.

A Femsa preferiu não comentar sobre possíveis aquisições, disse a porta-voz Alma Beltrán, por e-mail. Os recursos da venda de bonds serão usados para fins corporativos gerais e para reduzir os custos das dívidas, segundo um comunicado da empresa de 18 de março. A Femsa adquiriu 80 postos de combustíveis no México no ano passado, ampliando a rede para 300. A empresa também opera mais de 14.000 lojas de conveniência com a marca Oxxo.

Título em inglês: Mexico’s Busiest M&A Suitor Has a Billion Euros for Fresh Deals

--Com a colaboração de Jonathan Levin Para entrar em contato com o repórter: Andrea Navarro em Cidade do México, anavarro30@bloomberg.net, Para entrar em contato com os editores responsáveis: Telma Marotto tmarotto1@bloomberg.net, Patricia Xavier

©2016 Bloomberg L.P.