Vivendi quer ampliar domÃnio com saÃda de CEO da Telecom Italia
(Bloomberg) -- O bilionário francês Vincent Bolloré passou quase dois anos arrumando as peças de xadrez para uma investida agressiva no mercado de mÃdia e telecomunicações da Itália. Na segunda-feira, ele fez sua jogada.
Ao provocar a saÃda do CEO da Telecom Italia, Marco Patuano, Bolloré mostrou sua determinação para transformar a Vivendi, onde é presidente do conselho, em uma força dominante na Itália, segundo pessoas com conhecimento da situação. A empresa francesa reuniu uma participação de quase 25 por cento do antigo monopólio de telefonia da Itália.
A reformulação na direção é um primeiro passo do plano de Bolloré de criar um conglomerado no sul da Europa focado em conteúdo exclusivo de TV que seja capaz de acompanhar o ritmo de concorrentes como a Netflix e desafiar a Sky de Rupert Murdoch, disseram as pessoas, que pediram anonimato por discutirem um assunto privado. Patuano, 51, deixou o cargo na segunda-feira.
âBolloré é um consolidador e seu objetivo final é construir uma rede integrada de entretenimento, telecomunicações e música capaz de rivalizar com as gigantes de Hollywood a partir de cidades como Paris, Roma e Milãoâ, disse Giacomo Vaciago, professor de Economia da Università Cattolica del Sacro Cuore, de Milão.
Cooperação?
Um relacionamento mais profundo com a Mediaset, a emissora fundada pelo ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, poderá ocorrer na sequência, disseram as pessoas. Uma cooperação mais próxima poderá permitir a combinação dos produtos da Mediaset com os da Canal Plus, braço de produção e televisão paga da Vivendi. As duas empresas estão negociando um swap de ações e um grande investimento da Vivendi na unidade de TV paga Mediaset Premium, disseram pessoas com conhecimento das discussões.
âPodemos esperar que algumas coisas aconteçam agora. Uma delas é uma maior cooperação entre a Telecom Italia e a Vivendi no setor de mÃdiaâ, disse Stephane Beyazian, analista da Raymond James em Londres. âA segunda é que Bolloré possa querer aumentar o ritmo dos cortes de custos na Telecom Italia, que não tem sido particularmente rápido até agoraâ.
Um porta-voz da Vivendi preferiu não comentar sobre a estratégia da empresa na Itália. Representantes da Telecom Italia não estavam imediatamente disponÃveis para comentar.
Unidade brasileira
O envolvimento da Vivendi com a Telecom Italia começou pouco depois de Bolloré chegar à cúpula executiva, quando a empresa recebeu uma participação de 8 por cento na operadora como parte da negociação para venda da GVT, uma empresa brasileira de telecomunicações. Desde então, a Vivendi aumentou sua participação de forma constante e Bolloré e seus colaboradores assumiram um papel ainda maior nas operações da empresa italiana, disseram pessoas com conhecimento do assunto. Quatro diretores sugeridos pela Vivendi se uniram ao conselho da empresa, incluindo o CEO Arnaud de Puyfontaine.
O campo de Bolloré está aberto para a venda da Tim Participações, unidade da Telecom Italia no Brasil, normalmente vista como uma galinha dos ovos de ouro, embora a turbulência polÃtica e a estagnação econÃ?mica do paÃs mais populoso da América Latina tornem a operação improvável por enquanto, disseram as pessoas. A iniciativa de unir a divisão com a concorrente Oi, apoiada pelo investidor Mikhail Fridman, fracassou no mês passado e o bilionário russo culpou a resistência da Tim.
Ao escolher um substituto para Patuano, Bolloré, 63, está tentando equilibrar suas próprias preferências por uma ruptura com o governo do primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, que está empenhado em garantir que a Telecom Italia atualize sua infraestrutura e permaneça firmemente sob controle local.
Entre os candidatos que estão sendo fortemente considerados, segundo pessoas informadas sobre as deliberações, estão Flavio Cattaneo, que administra a operadora de ferrovias Nuovo Trasporto Viaggiatori e tem assentos nos conselhos da Generali e da Telecom Italia, e Luigi Gubitosi, ex-responsável pela operadora de telefonia celular Wind.
TÃtulo em inglês: Vivendi Seeks Italy Dominance With Telecom Italia CEO Ouster
--Com a colaboração de Marie Mawad Para entrar em contato com os repórteres: Daniele Lepido em Milão, dlepido1@bloomberg.net, Matthew Campbell em Londres, mcampbell39@bloomberg.net, Para entrar em contato com os editores responsáveis: Telma Marotto tmarotto1@bloomberg.net, Patricia Xavier
©2016 Bloomberg L.P.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.