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Pai do Audi TT tem grandes planos de design para carros coreanos

John Lippert

24/03/2016 14h56

(Bloomberg) -- A sul-coreana Hyundai Motor Group quer ser conhecida por produzir carros de classe mundial e não simplesmente por veículos baratos. Um dos maiores designers da Alemanha está ajudando a liderar essa transformação.

Peter Schreyer, presidente da empresa que controla a Kia Motors e a Hyundai Motor, deixou sua marca na Volkswagen, onde iniciou sua carreira. Seu design para o roadster TT, em 1998, influenciou toda uma geração de estilistas alemães. Ele foi também o principal designer da Volkswagen, onde supervisionou o desenvolvimento do New Beetle, em 1997. Seis anos depois de sair da empresa, o ex-presidente do conselho Ferdinand Piech disse a repórteres que se arrependia de ter deixado que ele fosse embora.

“Existem muito poucas pessoas capazes de entrar em uma empresa e promover uma mudança significativa”, disse Dale Harrow, diretor interino de design de veículos da Royal College of Art em Londres. “Peter conseguiu”.

O chefe de Schreyer agora é Chung Mong Koo, o autocrático bilionário que controla as duas maiores produtoras de veículos da Coreia do Sul. Chung incentiva uma forte concorrência entre as fabricantes com sede em Seul e normalmente mantém os ocidentais, como Schreyer, longe dos corredores do poder. Mas as vendas combinadas das duas empresas mais que dobraram para 8 milhões de carros e caminhões entre 2006 e 2015 depois que Schreyer começou a desenhar para a Kia. Ele se tornou designer líder da Hyundai em 2013 e agora gerencia uma rede de estúdios em três continentes.

Na quarta-feira, Schreyer, 62, revelou protótipos importantes no Salão Internacional do Automóvel de Nova York. Um deles é um sedã esportivo que a nova linha de luxo da Hyundai, a Genesis, colocará em disputa com modelos de ponta de fabricantes alemãs como BMW e Mercedes. O outro é o sedã Cadenza, que a Kia usará para desafiar carros grandes como o Toyota Avalon nos EUA. Ele também assistiu seus assistentes lançarem os sedãs Ioniq que ele ajudou a desenhar. Eles serão vendidos como modelos híbridos, híbridos plug-in ou apenas a bateria.

Chung reconheceu o papel fundamental dos designers automotivos em geral, e de Schreyer em particular, ao nomeá-lo como o primeiro waiguk-saram, ou estrangeiro, entre os sete presidentes do Hyundai Motor Group em 2013. Com o processo, ele consolidou o status de Schreyer como um dos estilistas mais influentes do mundo, disse Harrow.

Schreyer disse que sente uma ligação emotiva, e não apenas profissional, com a família Chung -- mas que não há dúvida sobre quem é o chefe, e nem deveria ter, considerando a forma como Chung, que é mais velho que ele, transformou a Hyundai em uma potência mundial.

Atitude hierárquica

“A Coreia, é claro, tem uma atitude muito hierárquica e é preciso se ajustar”, disse Schreyer, em entrevista, na quarta-feira. “Mas eu estava acostumado a isso com o sr. Piech também”.

O interior do Genesis azul que ele exibiu tinha uma tela de entretenimento e informações curva, de 21 polegadas, que flutua acima do painel. O teto se inclina de forma acentuada até o porta-malas. Um cap� longo parece empurrar o compartimento do passageiro para trás em direção às grandes rodas traseiras.

“É muscular, capaz e seguro, mas é ineficiente do ponto de vista da aerodinâmica e do compartimento do motor”, disse Eric Noble, professor de tecnologia veicular da ArtCenter College of Design em Pasadena, Califórnia.

A disposição da Hyundai para aprovar o design assim mostra o profundo compromisso que Chung e seu filho Chung Eui-Sun fizeram com o estilo automotivo agressivo, disse Noble. Eui-Sun, agora vice-presidente do conselho da Hyundai, recrutou Schreyer para a Kia em 2006.

Noble elogiou também a atenção de Schreyer aos pequenos aperfeiçoamentos, como maçanetas nas portas que se encaixam harmoniosamente na superfície do carro. Ele descreveu os espaços entre os pneus e o para-lamas do carro como o menor que já viu. Essa precisão, disse ele, contribui para um sentimento geral de refinamento.

Título em inglês: Father of Audi TT Roadster Has Big Design Plans for Korean Cars

Para entrar em contato com o repórter: John Lippert em Chicago, jlippert@bloomberg.net, Para entrar em contato com os editores responsáveis: Telma Marotto tmarotto1@bloomberg.net, Patricia Xavier

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