PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

Dólar atinge mínima em 5 meses com perspectiva de cautela do Fed

Taylor Hall e Lananh Nguyen

30/03/2016 14h45

(Bloomberg) -- O dólar caiu para o nível mais baixo em cinco meses contra o euro com especulações de que o Fed irá tomar um caminho mais lento para aumentar as taxas de juros.

Um medidor que acompanha o dólar seguiu para a maior perda no trimestre desde 2010 após a presidente do Fed, Janet Yellen dizer que o banco central vai agir "com cautela" na retirada dos estímulos monetários. O dólar caiu contra todos seus 31 principais pares em março com o rublo da Rússia e o real tendo os maiores ganhos, ajudando as moedas de mercados emergentes a ter seu melhor mês em 18 anos.

"O dólar está sobrevalorizado, especialmente em relação às principais moedas, o euro e o iene", disse Steven Saywell, chefe global de estratégia de câmbio do BNP Paribas em Londres, em entrevista à Bloomberg Television.

O índice Bloomberg Dollar Spot, que acompanha o dólar contra 10 principais pares, caiu 0,3 por cento. O medidor despencou 4 por cento este trimestre, maior queda desde setembro de 2010.

Problema no Exterior

Nos últimos três dias, o índice do dólar da Bloomberg apagou seus ganhos da última semana, quando o presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, e de San Francisco, John Williams, disseram que era possível um aumento da taxa de juros já no próximo mês.

Desde que Yellen falou, traders cortaram para zero a probabilidade de um movimento na reunião do Fed em abril, e diminuíram a probabilidade de um aumento até o final do ano para 64 por cento.

Acontecimentos globais, especialmente na China, representam riscos em curso para as perspectivas do Fed, disse Yellen em seu discurso no Economic Club de Nova York na terça-feira.

"O dólar tem estado na defensiva durante a maior parte de 2016", disse Shaun Osborne, estrategista-chefe de câmbio do Bank of Nova Scotia em Toronto. "A barreira para o dólar responder a números positivos é significativamente maior."

Título em inglês: Dollar Falls to Five-Month Low on Slower Fed Rate Path Outlook

--Com a colaboração de Mika Otsuka Kevin Buckland Lilian Karunungan Lucy Meakin e Chikako Mogi Para entrar em contato com os repórteres: Taylor Hall em Nova York, thall88@bloomberg.net, Lananh Nguyen em Nova York, lnguyen35@bloomberg.net, Para entrar em contato com os editores responsáveis: Telma Marotto tmarotto1@bloomberg.net, Patricia Xavier

©2016 Bloomberg L.P.