Bolsas

Câmbio

Bolsa de valores saudita vai anunciar bancos que farão seu IPO

Deema Almashabi

(Bloomberg) -- A bolsa de valores da Arábia Saudita está pronta para nomear os bancos que vão cuidar de sua oferta pública inicial de ações e o anúncio será feito dentro de alguns dias, disse seu CEO.

A bolsa de Tadawul realizou um "exercício de prontidão de IPO" e consultou investidores estrangeiros sobre formas de estruturar o mercado saudita para torná-lo mais acessível a eles, disse Khalid Abdullah Al Hussan em entrevista na terça-feira durante a conferência Euromoney, em Riad.

"Nos próximos dias, vamos nomear os assessores financeiros e anunciá-los ao público imediatamente", disse Al Hussan. "Estivemos trabalhando de perto com os participantes do mercado e potenciais investidores estrangeiros para identificar quais são as mudanças necessárias para ativar a plataforma".

A Tadawul, atualmente de propriedade do Fundo de Investimento Público Saudita, informou em dezembro que espera realizar a abertura de capital em 2018, em meio a uma grande onda de privatização no reino que inclui planos para vender até 5 por cento da gigante de petróleo Aramco. A bolsa saudita acompanharia sua rival dos Emirados Árabes, onde a Dubai Financial Market PJSC fez sua estreia no mercado em 2007.

Al Hussan disse esperar que a listagem da bolsa traga uma nova era de transparência e incentive outras empresas no reino a oferecer ações ao público. Mais cedo, a bolsa anunciou medidas para abrir o mercado de ações a estrangeiros ao reduzir o limite para entrada e ativar a cobertura de vendas a descoberto, com possibilidade de empréstimo de valores mobiliários.

"Pregar aos outros o que você pratica é a melhor maneira de dar o exemplo", disse ele. "Queremos passar por esta experiência e queremos que seja transparente."

 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos