Topo

Delfim Netto não tem tempo para ceticismo e prevê recuperação

Imagem: Marcelo Justo/Folhapress

Gerson Freitas Jr. e Daniela Milanese

10/05/2016 12h15

(Bloomberg) -- Antônio Delfim Netto não tem paciência para o ceticismo em relação ao futuro do Brasil.

Em seus 88 anos ele foi testemunha --e algumas vezes, fez parte-- de muitos períodos de instabilidade. Um regime militar, várias mudanças de moeda, um calote da dívida soberana, hiperinflação, o chamado milagre econômico brasileiro e a profunda recessão que veio depois. Agora, quando todo mundo está hesitante, ele está otimista.

O ex-ministro da Fazenda e durante muito tempo assessor econômico de importantes políticos brasileiros tem certeza de que o vice-presidente Michel Temer, que deverá assumir o país após o provável afastamento da presidente Dilma Rousseff, será capaz de recuperar a confiança de investidores e consumidores, acabando com a recessão mais longa em um século.

Temer, que Delfim chama de velho amigo e com quem se encontrou nas últimas semanas para discutir estratégia, tem uma visão clara sobre o que é necessário para consertar a economia e conseguirá reunir apoio político para implementar reformas, disse o economista.

"O Temer é e sempre foi um político muito eficiente", disse Delfim em uma entrevista em seu escritório em São Paulo. "Mas ele recebeu a chance de ser um estadista, e ele não vai jogar isso fora."

'O Único'

Para ele, a falta de poder político para implementar medidas foi o que fez com que Nelson Barbosa e Joaquim Levy --ambos "competentes" e com bons planos-- falhassem como ministros. Henrique Meirelles, ex-presidente do banco central e provável ministro da Fazenda de Temer, é descrito por Delfim como determinado e focado.

Mas a chave para a resposta que os investidores estão esperando é a habilidade política de Temer.

"Temer é o único que pode salvar os economistas", afirma Delfim. "Não há nenhuma divergência muito importante no Brasil sobre o diagnóstico."

Essas medidas, que visam reduzir o déficit primário quase recorde e liberar investimentos, deveriam incluir reformas no sistema previdenciário e na legislação trabalhista, além de tornar o orçamento do país mais flexível. Temer também deveria promover a desvinculação das receitas da União e do salário mínimo, disse Delfim.

Como ministro da Fazenda de 1967 e 1974, Delfim esteve por trás do que ficou conhecido como milagre econômico brasileiro, no início dos anos 1970, quando o PIB cresceu a um ritmo anual médio de 10%, que continua sendo o mais rápido já registrado.

Ele também atuou como ministro da Agricultura e do Planejamento nos últimos anos da ditadura militar, que durou de 1964 a 1985, ajudando a negociar a reestruturação da dívida externa do País.

Superministro

Delfim era visto como o civil mais poderoso do regime militar e era chamado de superministro. Suas políticas incluíram a defesa de projetos caros de infraestrutura, o fomento da indústria com uso intensivo de mão de obra mais do que de capital e também o congelamento do salário dos trabalhadores.

Ele atuou como parlamentar nas duas décadas seguintes e foi assessor do ex-presidente Lula durante seus oito anos no poder. Delfim apoiou publicamente as políticas de Dilma até o fim de 2012, quando a criticou por manobras contábeis que agora estão sendo investigadas no processo de impeachment.

Embora o mercado tenha reagido positivamente a uma possível mudança de governo, Temer deverá enfrentar vários desafios. Uma pesquisa do Datafolha no mês passado mostrou que apenas 2% dos brasileiros votariam nele em uma eleição presidencial e 58% acreditam que ele também deve ser afastado.

Para Delfim, isso deveria ser mais uma bênção mais do que uma maldição, pois assim o apoio popular não influenciaria suas decisões.

"A Dilma estava no auge da sua popularidade quando estava no auge dos seus erros", disse Delfim, citando a aprovação da presidente em 2012, após ter cortado pela metade o preço da conta de luz.

Reviravolta

O risco de uma transição mais complicada ficou claro na segunda-feira, quando o presidente interino da Câmara pediu uma nova votação sobre o impeachment de Dilma, um movimento surpresa que provocou queda nos mercados.

Em 1992, depois que o presidente Fernando Collor de Mello renunciou em meio ao julgamento do seu impeachment, a economia se recuperou rapidamente, crescendo uma média de 5,4% nos dois anos seguintes --mesmo com a hiperinflação, que atingiu o pico em 1993 a 2.477% ao ano.

Agora, Delfim diz que o Brasil provavelmente vai começar a se recuperar logo que o novo governo consiga reverter a queda de confiança. Ele estima que a economia pode se expandir 3% ao ano, em linha com a taxa de crescimento global.

"Economia é expectativa", disse Delfim. "A sociedade foi tomada pelo ceticismo. Mas eu tenho 88 anos. Não tenho tempo de ser cético."

Economistas divergem sobre otimismo com governo Temer

TV Folha

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Delfim Netto não tem tempo para ceticismo e prevê recuperação - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Economia