IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Investidores em ouro retornam aos fundos após queda nos preços

Eddie van der Walt

10/05/2016 13h06

(Bloomberg) -- Os investidores em ouro estão voltando a acumular produtos negociados em bolsa, os ETPs.

Embora os preços estejam perto do nível mais baixo em mais de uma semana, as posições em fundos respaldados pelos lingotes aumentaram em 50 toneladas desde 25 de abril. É o maior aumento em um período de 10 dias e a sequência mais longa registrada nos últimos dois meses.

O aumento nas aquisições, que ajudou a elevar os preços dos lingotes no início do ano, perdeu força em abril, quando as posições caíram 0,2%, primeiro declínio mensal desde dezembro.

Após atingirem os níveis mais elevados em mais de um ano, os preços recuaram na semana passada com a valorização do dólar devido à especulação de que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) pretende aumentar as taxas de juros neste ano.

"Definitivamente falta apoio ao preço do ouro, em particular com a fraqueza na demanda física da Ásia, por isso o retorno da compra de ETF é muito importante", disse Dan Briesemann, analista do Commerzbank em Frankfurt, por telefone. "É difícil dizer se este é o início de uma nova tendência, mas com certeza vale acompanhar isso".

A posse de ETP aumentou em 4,1 toneladas, para um total de 1.803,7 toneladas, até segunda-feira, mostram dados compilados pela agência de notícias Bloomberg. Os ativos subiram 23% neste ano e estão no nível mais alto desde dezembro de 2013.

O lingote para entrega imediata caiu 2% na segunda-feira, maior declínio em seis semanas, reduzindo o avanço deste ano para 19%.

Embora o dólar tenha apresentado o maior avanço em duas semanas, os investidores veem uma chance de apenas 45% de o Fed elevar os juros neste ano, contra mais de 90% no início de janeiro. Os juros mais baixos aumentam a atratividade do ouro na comparação com ativos com incidência de juros, como os títulos, e o metal normalmente oscila inversamente ao dólar.

Outros metais:

A prata subiu 0,3%, para US$ 17,0864 a onça. A platina avançou 0,4%. O paládio ganhou 0,6%.