Maior exportador de frango, Brasil tem pouco milho para ração
(Bloomberg) -- O milho necessário para alimentar os frangos do Brasil, maior exportador mundial da carne, está em falta.
As processadoras de frango do país foram forçadas a reduzir a produção em 10% nos últimos três meses, disse Francisco Turra, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal, a ABPA. Grandes e pequenas produtoras desativaram plantas, cortaram turnos de trabalho e concederam férias obrigatórias aos funcionários em uma tentativa de reduzir a produção, disse Turra.
A estiagem foi um problema tão grande para os produtores de milho do Brasil, normalmente um dos maiores exportadores do mundo, que o governo suspendeu as tarifas de importação de fora do Mercosul para facilitar o abastecimento. Mesmo assim, os consumidores têm tido dificuldades para conseguir grãos suficientes porque a desvalorização do real aumentou o interesse dos produtores em vender a compradores estrangeiros. Os preços domésticos mais do que dobraram nos últimos 12 meses em meio ao aperto.
"Essa escassez de milho foi a surpresa do ano", disse Turra em entrevista por telefone de São Paulo. "A perspectiva para a oferta teve muita piora nos últimos meses".
A escassez causou impacto em processadoras de frango como JBS e BRF, as maiores produtoras do país. A Cooperativa Agroindustrial Aurora, terceira maior exportadora da carne do Brasil, disse na segunda-feira que reduzirá a produção em 50% em julho e agosto em seu frigorífico Abelardo Luz, no estado de Santa Catarina. A queda da demanda doméstica, causada em grande parte pela recessão econômica, também vem forçando as empresas a reduzirem a produção.
'Novos prejuízos'
"As empresas estão adotando diversas medidas para evitar novos prejuízos", disse Ricardo Gouveia, diretor-executivo da Associação Catarinense de Avicultura (Acav), por telefone.
A Minuano fechou uma planta em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, e demitiu 300 trabalhadores após o fim de um contrato de fornecimento para a JBS, disse Turra. A JBS, segunda maior produtora de frango do Brasil, confirmou que decidiu não renovar o contrato de fornecimento, que expirou em 30 de abril. A capacidade de produção oferecida pela Minuano foi realocada para outras unidades, disse a JBS, em resposta por e-mail a perguntas, sem oferecer mais detalhes.
A Globoaves, que tem sede em Santa Catarina, paralisou a produção por 20 dias em seu frigorífico de Lindoia do Sul, disse uma pessoa com conhecimento direto do assunto. Os trabalhadores retornaram ao trabalho na segunda-feira, mas o abate na unidade foi reduzido de 50 mil para 40 mil frangos por dia, disse a pessoa, pedindo anonimato porque a informação não é pública.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso